O CÂNCER INFANTIL E A RELAÇÃO COM OS MATERIAIS POLIMÉRICOS (PLÁSTICOS)
Palavras-chave:
Câncer infantil, relação com plásticos, materiais poliméricos.Resumo
Atualmente, a taxa de incidência de câncer infantil tem crescido em torno de 1% ao ano. Este crescimento tem sido inversamente proporcional ao crescimento da taxa de mortalidade e estima-se que a taxa de cura global esteja em torno de 85%. No Brasil, o câncer já é a terceira causa de morte por doença entre um e 14 anos, e no Estado de São Paulo é a primeira causa de óbito entre 5 e 14 anos de idade, excluindo-se as causas externas. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, formando tumores e podendo se espalhar por outras regiões do corpo. As causas que levam ao câncer são variadas, podendo ser internas, quando estão ligadas aos fatores genéticos e à capacidade de defesa do organismo, ou externas, ligadas ao meio ambiente e aos hábitos e costumes da sociedade. Cerca de 80% a 90% dos casos de câncer estão ligados a fatores ambientais, como substâncias químicas, radiação solar, alguns tipos de vírus, e outros fatores que estão em estudo, como exemplo os plásticos. Os polímeros (Plásticos) são substâncias que apresentam possibilidade de serem cancerígenas direta ou indiretamente, como o cloreto de vinila, utilizado na síntese do Poli (cloreto de vinila), popularmente conhecido como PVC, e o estireno que quando polimerizado (poliestireno - PS) produz um plástico usado em diversos materiais, como canetas, garfos descartáveis e brinquedos infantis. Este artigo é dedicado a apresentar uma possível relação entre o câncer infantil e os plásticos, ambientando o leitor ao contexto do trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________