O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Silvia Sena
  • Juliana Crema
  • Angela da Silva Xavier Gregório
  • Rose Reis

Palavras-chave:

Papel do educador na inclusão, desigualdades, educação inclusiva.

Resumo

O objetivo da pesquisa é refletir sobre o papel do educador no processo de inclusão social, é analisar as suas ações diante da escola e de diversos movimentos em prol da educação e responder os questionamentos sobre as causas que levam os indivíduos a exclusão. Os estudantes dos cursos de Pedagogia no Brasil presenciam diariamente as diversas formas de exclusão provocadas pela ausência da educação, e mesmo assim assumem o compromisso de educar. Eles discutem enquanto estudantes a proposta de contribuir para a diminuição desse problema que é rotineiro e preocupante. A amostragem da pesquisa apresenta dados oficiais do MEC / INEP, demonstrando a desigualdade da distribuição de renda no país e as condições precárias da educação. Observaram os movimentos de algumas ONG’s que com as suas ferramentas de inclusão, por meio de projetos sociais realizam a reintegração escolar dos alunos de baixa renda e a sua posterior inserção no mercado de trabalho por meio da educação.

Biografia do Autor

Silvia Sena

Professora na Universidade Paulista

Juliana Crema

Especialista em Gestão Executiva em Saúde e Hospitalidade
Professora na UNIFESP

Angela da Silva Xavier Gregório

Professora na Prefeitura do Município de São Paulo

Rose Reis

Doutoranda em Engenharia Ambiental
Professora na Universidade Paulista

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Publicado

16-07-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial