DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Vanilda Honória dos Santos Faculdade de Educação/ UFU

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Educação, Universidade.

Resumo

O estudo a ser apresentado trata da investigação acerca das discussões sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais no contexto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especificamente sobre as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, resultado de políticas de ação afirmativa que visam a reparação dos danos causados pela escravidão e pelo racismo no Brasil. A primeira estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio; a segunda determina o ensino de História e Cultura Indígena nos dois níveis de ensino. Nesta exposição o foco será a Lei 10.639/03 e seus desdobramentos.

Biografia do Autor

Vanilda Honória dos Santos, Faculdade de Educação/ UFU

Graduada e mestre em Filosofia Social e Política pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Docência na Diversidade pela Faculdade de Educação/ UFU. Bacharelanda em Direito pela Faculdade de Direito Prof. Jacy de Assis/ UFU. Professora na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e pesquisadora em Educação para as Relações Étnico-Raciais

Referências

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Publicado

05-03-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial