DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR UMA INCLUSÃO RECORRENTE
Palavras-chave:
dificuldades de aprendizagem na matemática, ingressantes na educação superior, inclusão recorrente.Resumo
O crescimento das Instituições de Ensino Superior – IES, nos últimos anos, trouxeram desafios ao setor da Educação Superior. Um deles diz respeito à necessidade de se relacionar com alunos que apresentam características diferentes das observadas anteriormente a esse movimento de expansão, e de lidar com grupos heterogêneos em termos de perfil social, econômico e cultural. Embora essa democratização responda aos anseios de acesso à Educação Superior, as IES ainda não sabem como lidar com a disparidade de formação, na Educação Básica, desses grupos de estudantes. A percepção, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos no desenvolvimento das atividades desencadeou nossa pesquisa mestrado, buscando ajudá-los na aprendizagem. Com isso procurou-se identificar o que já foi retratado nas pesquisas, sobre tais dificuldades dos alunos ingressantes nesse nível de ensino. Especificamente, esta pesquisa, de mestrado, teve o objetivo de retratar o que as pesquisas publicadas nos anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010 (X ENEM) abordaram sobre as dificuldades de aprendizagem, em Matemática, de alunos ingressantes na Educação Superior.Referências
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