DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR UMA INCLUSÃO RECORRENTE

Autores

  • Wilson de Jesus Masola Faculdade Eniac
  • Norma Suely Gomes Allevato

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem na matemática, ingressantes na educação superior, inclusão recorrente.

Resumo

O crescimento das Instituições de Ensino Superior – IES, nos últimos anos, trouxeram desafios ao setor da Educação Superior. Um deles diz respeito à necessidade de se relacionar com alunos que apresentam características diferentes das observadas anteriormente a esse movimento de expansão, e de lidar com grupos heterogêneos em termos de perfil social, econômico e cultural. Embora essa democratização responda aos anseios de acesso à Educação Superior, as IES ainda não sabem como lidar com a disparidade de formação, na Educação Básica, desses grupos de estudantes. A percepção, como professor de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos no desenvolvimento das atividades desencadeou nossa pesquisa mestrado, buscando ajudá-los na aprendizagem. Com isso procurou-se identificar o que já foi retratado nas pesquisas, sobre tais dificuldades dos alunos ingressantes nesse nível de ensino. Especificamente, esta pesquisa, de mestrado, teve o objetivo de retratar o que as pesquisas publicadas nos anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010 (X ENEM) abordaram sobre as dificuldades de aprendizagem, em Matemática, de alunos ingressantes na Educação Superior.

Biografia do Autor

Wilson de Jesus Masola, Faculdade Eniac

Doutorando em Educação, Mestre, Prof. das Faculdades de Tecnologia ENIAC FAPI de Guarulhos, SP e Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, SP

Norma Suely Gomes Allevato

Doutora em Educação

Referências

ARAÚJO, R. A. S. de; BORTOLOTI, R. D’. A. M. Analisando Possíveis Erros de Geometria a partir das Resoluções dos Alunos do 6º Semestre do Curso de Licenciatura em Matemática da UNEB Campus Alagoinhas. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador/BA. Anais... 2010. 1 CD-ROM.

BARREYRO, G. B. Mapa do Ensino Superior Privado. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

CUNHA, L. A. A Universidade Temporã: o ensino superior da Colônia à era de Vargas. São Paulo: UNESP, 2007.3 ed. rev. 312 p.

CURY, H. N. “Professora, eu só errei um sinal”: como a análise de erros pode esclarecer problemas de aprendizagem. In: CURY, H. N. (Org.) Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores: reflexões, relatos, propostas – Porto Alegre/RS: EDIPUCRS, 2004. p. 123-124.

______, H. N. Análises de Erros: O Que Podemos Aprender Com as Respostas dos Alunos.

Belo Horizonte: Autêntica, 1 ed. 1 reimp. 2008. 116p.

______. Pesquisas em análises de erros no ensino superior: retrospectiva e novos resultados. In: FROTA, M. C. R., NASSER, L. (Org) Educação Matemática no Ensino Superior: Pesquisas e Debates. Recife/PE: SBEM. 2009. 265p.

FERREIRA, D. H. L.; JACOBINI, O. R. Tecnologia e Ambiente de Trabalho: Uma Combinação Pedagógica para o Ensino de Conteúdos Matemáticos. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador/BA. Anais... 2010. 1 CD-ROM.

JUNIOR, P. C. E. R.; CARVALHO, T. M. M. de; CARIELLO, D. Aplicações de Cálculo Diferencial às Ciências Naturais e Humanas: Exercícios de Reflexão e Curiosidades. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador/BA. Anais. 2010. 1 CD-ROM.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Censo da educação superior: 2010 resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012. 85p. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2013. Masola, W. J. Dificuldades de Aprendizagem Matemática dos Alunos Ingressantes na Educação Superior nos Trabalhos do X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2014. 161 f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo/SP, 2014. MÜLLER, T. J.; AZAMBUJA, C. R. J. de; MÜLLER, M. J. Proposta de Apoio à Aprendizagem dos Alunos de Cálculo Diferencial e Integral I. In: X Encontro Nacional Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador/BA. Anais 2010. 1CD-ROM. PILETTI, N. História da educação no Brasil. 7.ed. São Paulo: Ática, 2000. 183p. Série Educação.

RIBEIRO, A. O Projeto Familiar como Determinante da Evasão Universitária, um estudo preliminar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 6, n.2, p. 55-70. 2005.

RIBEIRO, I. C.; BORTOLOTI, R. D’. A. M. Análise Combinatória: O que o Teste Padrão nos

Informa a Partir das Respostas de Estudantes Veteranos da UNEB/Alagoinhas – BA. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador/BA. Anais... 2010. 1 CD-ROM.

SAMPAIO. H. M. S. A. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec; FAPESP, 2000. 408 p.

VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007. 328p.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. 5ªed. Campinas/SP, Papirus, 2010. 160p.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da Escola uma Construção Coletiva. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. Campinas/SP, Papirus, 1995 192 p. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.

SCHMITT, M.; BEZERRA, R. C. Uma Análise de Discurso: Discutindo as Respostas dos Alunos num Curso Pré-Cálculo. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador/BA. Anais... 2010. 1 CD-ROM.

Downloads

Publicado

02-03-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial