EVASÃO DE ALUNOS EM DECORRÊNCIA DAS SUAS CARÊNCIAS

Autores

  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdade de Tecnologia de São Caetano Instituto MAUA de Tecnologia Faculdade ENIAC
  • Mônica Maria Martins de Souza Faculdade Eniac Faculdade Campos Salles
  • Daniel de Oliveira Doutor em História das Ciências- PUC-SP Professor e Pesquisador NUPE - Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI

Palavras-chave:

Evasão escolar, sistema familiar, escola, aprendizagem, carências

Resumo

A evasão escolar é um dos principais problemas da educação, a pobreza, a fome e a falta de oportunidades são os principais fatores que colaboram com ela. Isto gera graves consequências acadêmicas e econômicas de maneira mais abrangente influencia o desenvolvimento da sociedade, como um todo. Dentre as principais causas da evasão, as carências familiares e a pobreza se destacam, pois, o aluno tem que deixar a escola para trabalhar e auxiliar no sustento de sua família. Esta situação é mais abrangente nas comunidades carentes o que causa o distanciamento do conhecimento do aluno. Esses fatores são alguns dos problemas que encontramos e que contribuem fortemente para a exclusão. Desta forma este artigo discute a influência da família e da escola diante do fracasso escolar.

Biografia do Autor

João Carlos Lopes Fernandes, Faculdade de Tecnologia de São Caetano Instituto MAUA de Tecnologia Faculdade ENIAC

Doutor em Engenharia Biomédica na área de Tecnologias Computacionais bacharel em Ciências da Computação, Mestre em Engenharia de Computação e. Coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia, Professor e autor da pós-graduação da Unyleya e Pesquisador da Faculdade ENIAC.

Mônica Maria Martins de Souza, Faculdade Eniac Faculdade Campos Salles

Psicóloga e Jornalista. Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Administração, Especialista em Recursos Humanos, em Docência com enfase em EAD e em Tecnologia Educacional. Professora de Pós-graduação do Mackenzie, UNIP, ENIAC. Coordenadora e Organizadora de Seminários e Editora de Anais e da Revista Acadêmica da Campos Salles e ENIAC. Pesquisa de pós doc. Tecnologia em esucação

Referências

BOSSA, Nádia A. A Psicopedagogia no Brasil – Contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 3ª edição. 2007.

SCOZ, Beatriz, Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 6Ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MARTINS de SOUZA, M. M. A plataforma de gestão do conhecimento e o EAD no ensino presencial em uma IES de SP. Anais do congresso da ABED – Associação brasileira de educação, em Fortaleza, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de novembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 de novembro de 1996. 32 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 12 out. 2015.

BRASIL / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Superior. Programa de avaliação institucional das universidades brasileiras (PAIUB). Brasília: 1994.

Downloads

Publicado

02-03-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial