INCLUSÃO DA COMUNIDADE EM ESTADO DE DEPENDÊNCIA E DE RUA

Autores

  • Francisco Reginaldo dos Santos Cabelo
  • Helena Saroni
  • Sanzia Maria Martins de Souza
  • Valdenice Cristine Severino
  • Mônica Maria Martins de Souza Faculdade Eniac Faculdade Campos Salles

Palavras-chave:

Respeito e valorização do dependente químico – álcool e outras drogas, Programa É Possível Vencer da Prefeitura de Guarulhos. Articulação e integração com atenção a democratização social.

Resumo

A inclusão do dependente químico em estado de rua, Programa da Prefeitura de Guarulhos que conta em primeiro lugar com as pessoas que internamente são tocadas pelo sentimento de solidariedade e respeito pelo próximo. Em segundo lugar se ampara nas diretrizes municipais que se resumem em: Respeito e valorização humana, articulação e integração com atenção à democratização dos direitos Humanos. O programa estuda as possibilidades de aproveitamento das potencialidades humanas, financeiras e sociais - locais e regionais durante toda a elaboração, desenvolvimento, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas. Inicia com reuniões para apresentação conceitual do Programa intitulado “É Possível Vencer”. Trabalha com o convencimento das áreas institucionais, os Conselhos de Direito e Movimentos Sociais. A articulação envolve os governos: Federal, Estadual, Municipal e Distrital, além da Sociedade Civil organizada e voluntária para possível implementaçãp de ações, compartilhando compromissos e responsabilidades. Os integrantes deverão organizar os esforços do Poder Público e da Sociedade Civil para viabilizar a execução do projeto. Este depende da democratização do acesso e utilização dos espaços e serviços públicos. Investindo na valorização da integração das redes de prevenção, no cuidado e segurança para atendimento ao usuário de drogas o grupo envolve e ampara as famílias durante o enfrentamento coordenado do problema com as diversas drogas. Dedicam especial atenção às crianças e aos adolescentes, considerando as vulnerabilidades físicas e psicológicas, inerentes a fase de desenvolvimento infanto-juvenil, bem como as consequências pelo uso de drogas neste período da vida.

Biografia do Autor

Francisco Reginaldo dos Santos Cabelo

Coordenador de apoio ao dependente químico de Guarulhos em situação de rua.

Helena Saroni

Suplente de Ponto Focal do Programa Crack, é Possível Vencer

Sanzia Maria Martins de Souza

Secretaria da Prefeitura de Guarulhos, Gestora de Recursos Humanos, Gestora de pessoas e de lideranças políticas sobre drogas

Valdenice Cristine Severino

Enfermeira e coordenadora do CNR. Gestora de Recursos Humanos e de lideranças políticas sobre drogas.

Mônica Maria Martins de Souza, Faculdade Eniac Faculdade Campos Salles

Coordenadora do grupo de Pesquisa Eniac e editora ds Revistas acadêmica Augusto Guzzo, e Caleidoscópio/Eniac.

Referências

LEFEBVRE, Henri (1983a). La presencia y la ausencia - contibucion a la teoria de las representaciones. México, D.F.: Fondo de Cultura Economica, 1983.

MATTOS, Regiane Augusto de, História e cultura afro-brasileira. Brasília: UNESCO, ed.

Contexto, 2007. 217 p. ISBN: 978-85-7244371-5.

Lefebvre (1983), Silva (1989) e Matos (2007)

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras: 1995. SILVA, Teresa Cristina Cerdeira da. José Saramago – Entre a história e a ficção: uma saga de portugueses. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.

SOUZA, M. M. M. & FERNANDES, J. C. L. A evolução da integração étnico racial no ensino superior brasileiro. ENIAC, Guarulhos, 1º Congresso Internacional de inclusão, 2014, in:

ojs.eniac.com.br. Revista Internacional - Brasil para todos, 2015

_______, M. M M. In: ORTIZ, F. C, & SANTOS F. A. Org. Gestão da Educação a Distância.

Ed. Atlas 1ª edição. São Paulo, 2015.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

SANTOS, Diego Junior da Silva. PALOMARES, Nathália Barbosa. NORMANDO, Davi. QUINTÃO, Cátia Cardoso Abdo. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar http://www.scielo.br/pdf/dpjo/ v15n3/15.pdf

Presidência da República da Casa Civil subchefia para assuntos jurídicos. Lei Nº 9.459, De 13 de maio De 1997. Http://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/Leis/L9459.Htm

SELIGMAN, Milton Http://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/Leis/L9459.Htm.Brasília, 13 de maio de 1997; 176º da Independência e 109º da República. Fernando Henrique Cardoso. Este texto não substitui o publicado no DOU de 14.5.1997. Acesso em 08 de 2015.

ALMEIDA, 2015 www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=

UTF-8#q=racismo%20 thais%20araujo

______https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UT

F-8#q=racismo%20maju

______http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/07/maria-julia-coutinho-maju-e-vitima-deracismo-no-facebook.html www.campossalles.edu.br: Revista Augusto Guzzo números 12, 13, e 14. Acesso em 08 de 2015.

ojs.eniac.com.br: Revista Brasil para todos números I e II, site: ojs.eniac.com.br Acesso em 08 de 2015.

Downloads

Publicado

02-03-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial