INCLUSÃO DA COMUNIDADE EM ESTADO DE DEPENDÊNCIA E DE RUA
Palavras-chave:
Respeito e valorização do dependente químico – álcool e outras drogas, Programa É Possível Vencer da Prefeitura de Guarulhos. Articulação e integração com atenção a democratização social.Resumo
A inclusão do dependente químico em estado de rua, Programa da Prefeitura de Guarulhos que conta em primeiro lugar com as pessoas que internamente são tocadas pelo sentimento de solidariedade e respeito pelo próximo. Em segundo lugar se ampara nas diretrizes municipais que se resumem em: Respeito e valorização humana, articulação e integração com atenção à democratização dos direitos Humanos. O programa estuda as possibilidades de aproveitamento das potencialidades humanas, financeiras e sociais - locais e regionais durante toda a elaboração, desenvolvimento, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas. Inicia com reuniões para apresentação conceitual do Programa intitulado “É Possível Vencer”. Trabalha com o convencimento das áreas institucionais, os Conselhos de Direito e Movimentos Sociais. A articulação envolve os governos: Federal, Estadual, Municipal e Distrital, além da Sociedade Civil organizada e voluntária para possível implementaçãp de ações, compartilhando compromissos e responsabilidades. Os integrantes deverão organizar os esforços do Poder Público e da Sociedade Civil para viabilizar a execução do projeto. Este depende da democratização do acesso e utilização dos espaços e serviços públicos. Investindo na valorização da integração das redes de prevenção, no cuidado e segurança para atendimento ao usuário de drogas o grupo envolve e ampara as famílias durante o enfrentamento coordenado do problema com as diversas drogas. Dedicam especial atenção às crianças e aos adolescentes, considerando as vulnerabilidades físicas e psicológicas, inerentes a fase de desenvolvimento infanto-juvenil, bem como as consequências pelo uso de drogas neste período da vida.Referências
LEFEBVRE, Henri (1983a). La presencia y la ausencia - contibucion a la teoria de las representaciones. México, D.F.: Fondo de Cultura Economica, 1983.
MATTOS, Regiane Augusto de, História e cultura afro-brasileira. Brasília: UNESCO, ed.
Contexto, 2007. 217 p. ISBN: 978-85-7244371-5.
Lefebvre (1983), Silva (1989) e Matos (2007)
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras: 1995. SILVA, Teresa Cristina Cerdeira da. José Saramago – Entre a história e a ficção: uma saga de portugueses. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
SOUZA, M. M. M. & FERNANDES, J. C. L. A evolução da integração étnico racial no ensino superior brasileiro. ENIAC, Guarulhos, 1º Congresso Internacional de inclusão, 2014, in:
ojs.eniac.com.br. Revista Internacional - Brasil para todos, 2015
_______, M. M M. In: ORTIZ, F. C, & SANTOS F. A. Org. Gestão da Educação a Distância.
Ed. Atlas 1ª edição. São Paulo, 2015.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
SANTOS, Diego Junior da Silva. PALOMARES, Nathália Barbosa. NORMANDO, Davi. QUINTÃO, Cátia Cardoso Abdo. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar http://www.scielo.br/pdf/dpjo/ v15n3/15.pdf
Presidência da República da Casa Civil subchefia para assuntos jurídicos. Lei Nº 9.459, De 13 de maio De 1997. Http://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/Leis/L9459.Htm
SELIGMAN, Milton Http://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/Leis/L9459.Htm.Brasília, 13 de maio de 1997; 176º da Independência e 109º da República. Fernando Henrique Cardoso. Este texto não substitui o publicado no DOU de 14.5.1997. Acesso em 08 de 2015.
ALMEIDA, 2015 www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=
UTF-8#q=racismo%20 thais%20araujo
______https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UT
F-8#q=racismo%20maju
______http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/07/maria-julia-coutinho-maju-e-vitima-deracismo-no-facebook.html www.campossalles.edu.br: Revista Augusto Guzzo números 12, 13, e 14. Acesso em 08 de 2015.
ojs.eniac.com.br: Revista Brasil para todos números I e II, site: ojs.eniac.com.br Acesso em 08 de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________