TCC TECNOLÓGICO É UM DESAFIO DUPLO: NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS E NA BUSCA DE LINHAS DE PESQUISA

Autores

  • Eneias de Almeida Prado Potinfícia Universidade Católica de São Paulo
  • Célia Regina Mistro USP

Palavras-chave:

Trabalhos de Conclusão de Curso, Cursos Tecnológicos, Linhas de Pesquisa.

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de analisar a estrutura da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, ofertada na grade curricular de cursos tecnológicos, de uma faculdade localizada na grande São Paulo. O estudo caracteriza-se nos moldes de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso. Após a análise de documentos institucionais e bibliográficos observou-se as dificuldades vigentes, necessidade de construção de linhas de pesquisa e possibilidades de melhorias futuras.

Biografia do Autor

Eneias de Almeida Prado, Potinfícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação Matemática pela Potinfícia Universidade Católica de São Paulo.

Célia Regina Mistro, USP

Mestre em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo

Referências

BORGES-ABRANTES, Jairo Eduardo. Em busca do conceito de linha de pesquisa. RAC, v. 7, n. 2, abr./jun. 2003. Acesso, junho de 2015. <http://www.scielo.br/pdf/rac/v7n2/v7n2a09.pdf> BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ CP032002.pdf>. Acesso em junho de 2015.

CARBONI, Rosadélia Malheiros; NOGUEIRA, Valnice de Oliveira. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. Conscientiae Saúde, v. 3, p. 65-72. São Paulo: UNINOVE, 2004. Acesso em junho de 2015 <http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/ conscientiae_saude/csaude_v3/cnsv3_rosadeliacarboni_valnicenogueira.pdf>

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

CURY, Helena Noronha. Trabalho de Conclusão de Curso: uma atividade que qualifica a formação de professores de Matemática. Unión Revista Iberoamericana de Educación Matemática, N.17, 2009, p.62-72.

FERLIN, Edson Pedro; PILLA JUNIOR, Valfredo. A adoção de linhas de pesquisa como direcionadores dos temas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso e de pesquisa no curso de engenharia da computação. Cobenge, 2010. Acesso, julho de 2015. <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2010/artigos/417.pdf>

Downloads

Publicado

02-03-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial