O CONSUMO COMO INCLUSÃO / EXCLUSÃO SOCIAL: A DIMENSÃO POLÍTICA DA CIRCULAÇÃO DE BENS NO BRASIL

Autores

  • Valeria Brandini Universidade Federal de São Paulo-USP

Palavras-chave:

Consumo, Exclusão Social, Relações de Poder entre Classes Sociais

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as práticas de consumo enquanto ‘cercas’ que delimitam grupos expondo relações de poder entre pessoas e grupos sociais no Brasil. A ascensão da classe c e a busca pela manutenção dos traços de distinção entre as classes superiores frente a este fenômeno, são abordados neste artigo como forma de representação da dimensão política do consumo como instrumento de tensões e disputas entre classes sociais no Brasil.

Biografia do Autor

Valeria Brandini, Universidade Federal de São Paulo-USP

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Socióloga pela UNICAMP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. 

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Publicado

12-08-2015

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial