O IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO AUTOCONCEITO E NA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA

Autores

  • Sónia de Almeida Ferreira Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Veloso Universidade de Aveiro
  • Óscar Mealha Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação, Idoso, Autoconceito, Qualidade de Vida

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o impacto da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas variáveis psicossociais, autoconceito e qualidade de vida, da pessoa idosa e a influência das variáveis sociodemográficas. O trabalho foi desenvolvido em parceria com duas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Aveiro, Inventário Clínico de Autoconceito (Vaz-Serra, 1986) e Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (Vaz-Serra et al., 2006).

Biografia do Autor

Sónia de Almeida Ferreira, Universidade de Aveiro

É doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e mestre em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro. Investigadora no Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde e Professora Adjunta Convidada do Instituto Politécnico de Viseu.

Ana Isabel Veloso, Universidade de Aveiro

É doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro; é mestre em Engenharia Biomédica e licenciada em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. Atualmente é docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Coordenadora de vários projetos de pesquisa – SEDUCE; EYE ON GAMES; Interactive Magic Places, People and Practices. A sua área de pesquisa são na comunicação mediada tecnologicamente, nas narrativas e jogos interativos, na interação humano-computador. É autora de inúmeras publicações nacionais e internacionais. Orienta anualmente diversos alunos de Mestrado e de Doutoramento. Organizou a Conferência Videojogos2009.

Óscar Mealha, Universidade de Aveiro

É doutorado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Aveiro, em 1995, tem cerca de 20 anos de investigação na área de Interacção Humano-Computador, usabilidade e visualização de informação, e destes, cerca de 16 anos a trabalhar para a área das Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação. É professor associado com agregação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial