EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - LEGISLAÇÃO E REALIDADE:

Uma perspectiva do profissional da educação dentro de um centro Universitário de renome da cidade de Guarulhos

Autores

  • Débora Aparecida Rocha
  • Larissa Dantas Cardoso de Sá
  • Rita de Cássia Gomes Centro Universitário Eniac
  • Rita de Cássia da Costa Guimarães
  • Aline da Costa dos Santos Gavioli
  • Felipe Soares Kohn
  • Rosana Passos Quitério de Carvalho

Palavras-chave:

Legislação. Educação. Inclusão. Escola. Acompanhante Terapêutico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância da legislação dentro da educação especial na escola regular. Durante as pesquisas e estudos realizados para a elaboração do mesmo, pode-se observar o quanto a lei assegura vários direitos que, muitas das vezes, as escolas não proporcionam ao seu aluno. Outro fator importante, é o quanto os profissionais inseridos na área da educação especial estão devidamente preparados para o cargo que assumem e como o meio externo pode afetar positivamente ou negativamente. A inclusão social merece uma reflexão acerca da importância do oferecimento ao acesso e permanência na escola, pois, lidamos com a teoria que se encontra dentro da legislação, com uma expectativa de Educação Especial realmente inclusiva e adaptável, e na prática encontramos em alguns lugares a falta de funcionários (ou esses mal preparados), superlotação nas salas de aula, falta de infraestrutura e etc. Dessa forma, contando com os métodos de pesquisa bibliográfica e quantitativa com futuros pedagogos inseridos numa universidade em Guarulhos-SP, foi possível analisar o que eles já observam referente aos desafios e perspectivas que a Educação Especial e Inclusiva enfrenta da parte do aluno e do professor.

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Publicado

01-07-2024