FORMAÇÃO CONTINUADA

Os desafios e as perspectivas dos professores da rede municipal de Guarulhos

Autores

  • Juliana Inácio de Souza
  • Patrícia Inácio de Souza
  • Rita de Cássia Gomes Centro Universitário Eniac
  • Rita de Cássia da Costa Guimarães
  • Aline da Costa dos Santos Gavioli
  • Felipe Soares Kohn
  • Rosana Passos Quitério de Carvalho

Palavras-chave:

Formação continuada, Práticas pedagógicas, Perspectivas de professores, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender a formação continuada e sua importância, através da perspectiva de professores da rede municipal de Guarulhos. Os desafios a serem enfrentados durante o processo de formação e como essas práticas colaboram no processo de ensino e aprendizagem de cada educando, seguindo assim de sugestões e melhorias para mais cursos que atendam a demanda e vivência em sala de aula no dia-a-dia.  A rede municipal de ensino oferece uma formação continuada diversificada para os educadores. Sendo assim, os mesmos têm a oportunidade de construir um plano de carreira. Este artigo foi realizado utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada, que quando estabelecidas foram essenciais para que a pesquisa bibliográfica desse o suporte na elaboração de questões da entrevista, essas questões vieram a ser respondidas por educadores da rede municipal de Guarulhos que realizam a formação, compartilhando seus saberes, suas perspectivas, anseios e etc. Diante o exposto, é possível afirmar que a formação continuada é um  processo no qual todo professor  deve estar inserido permanentemente e constantemente a fim de melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas.

Downloads

Publicado

01-07-2024