RESSIGNIFICAÇÃO DA TABUADA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Autores

  • Luma Pereira Magalhães
  • Sirlei de Assis Rodrigues
  • Rosangela Maria Benedito Camilo
  • Felipe Soares Kohn
  • Rita de Cássia da Costa Guimarães
  • Rosana Passos Quitério de Carvalho

Palavras-chave:

Tabuada, Jogos, Ensino de Matemática

Resumo

Aprender a multiplicar e dominar as tabuadas são fundamentais para a compreensão de diversos conceitos matemáticos. No entanto, é comum observar dificuldades nesse processo de aprendizagem entre os estudantes, devido a uma abordagem mecânica. Para enfrentar essas dificuldades, propõe-se uma mudança no ensino da Matemática, visando torná-lo mais significativo para os alunos. Com o objetivo de ressignificar a aprendizagem da tabuada, foi proposto uma atividade que será desenvolvida com estudantes entre 8 e 12 anos de idade. A atividade proposta envolve a utilização de materiais específicos e a aplicação de jogos em sala de aula, com o objetivo de coletar dados para análise. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a reflexão sobre o ensino da Matemática e sua ressignificação por meio dos jogos, além de favorecer a formação de professores. A investigação também sugere a possibilidade de futuros estudos para explorar outras abordagens de jogos educacionais e avaliar seu impacto a longo prazo no desempenho dos alunos.

Downloads

Publicado

01-07-2024