O TEATRO NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Nanci Geroldo Centro Universitário Eniac
  • Luciana Scognamiglio de Oliveira Centro Universitário Eniac

Palavras-chave:

teatro, educação, artes, metodologias e sociedade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e apresentar o trabalho realizado por alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC de Guarulhos, Estado de São Paulo, quando da utilização do teatro como ferramenta pedagógica em escolas de Ensino Fundamental I. Tendo como base a história do teatro, seus componentes e a legislação brasileira quanto ao emprego das artes visuais em escolas, a necessidade de novas metodologias de ensino se fazem presentes, mesmo que revisitadas pela antiga arte teatral. Para tanto, as metodologias ativas também foram empregadas, uma vez que os alunos desenvolveram toda a parte cenográfica, escrita e de apresentação. A temática escolhida foi a apresentação da cultura africana.

Biografia do Autor

Nanci Geroldo, Centro Universitário Eniac

Professora Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo; Mestra em Literatura Portuguesa Contemporânea e Especialista em Língua Portuguesa.

Luciana Scognamiglio de Oliveira, Centro Universitário Eniac

Professora Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Pesquisadora do NuPe - Núcleo de Pesquisas Eniac.

Referências

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Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA