A pedagogia do amor
Resumo
Na sociedade chamada moderna, uma tempestade de informações sobre a educação levam a uma variedade de modelos e estilos de caminhos em direção à pedagogia. Em nome da mudança de paradigma e da luta contra o autoritarismo, um deles é a pedagogia do Amor. Este modelo, porém, é interpretado de forma negativa e até mesmo, e criticado. Esta metodologia, porém contrário ao que muitos pensam, não é oba-oba, permitindo que cada aluno faça o que quiser na sala de aula, e muito menos, aceitar toda e qualquer atitude do aluno, sem questionar ou pontuar. É sim, mostrar os caminhos e as oportunidades, que o mundo oferece. Mas que ele precisa estar preparado para aproveitá-las. Como por exemplo, a rede mundial que está aí, batendo na porta, invadindo os espaços familiares, cada vez mais, oferecendo oportunidade de pesquisas. O acesso à tecnologia oferece novidades todos os dias, os ipods, os celulares e outros equipamentos avançados são criados e lançados a todo instante. São tantos que não dá para conhecer todas as novidades. O professor precisa estar sempre informado e levar as informações para a sala de aula, mostrando que a convivência entre pessoas, tecnologia e realidade é imprescindível para que o aluno possa fazer uma escolha consciente dentro qualquer segmento. Considerar todas as oportunidade ou possibilidades de aproximar o aluno, da tecnologia, da escola e do professor. Ponte entre o aluno e o mercado, o mediador que observa, analisa, percebe conflitos, aquele que chama em particular para uma conversa que aproxima e promove autoconhecimento, autoaceitação, auto-percepção. É neste instante que o professor faz as interferências e delega confiança e credibilidade considerando a experiência vivida para promover o crescimento.
Referências
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REVISTA SUPERINTERESSANTE. São Paulo a. 10/nº1/1996p.54-63 Mudança na comunicação pessoal.
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