Sistema Regenerativo de Energia Elétrica

Autores/as

Palabras clave:

Frenagem regenerativa. Eficiência energética. KERS.

Resumen

O trabalho desenvolve uma metodologia de pesquisa e análise para um sistema de frenagem regenerativa por meio de motores de corrente contínua, a busca por desenvolvimento sustentável é cada vez maior, a partir disso foi discutido estudos teóricos sobre o assunto abordado, parâmetros eletrônicos e elétricos para o acionamento. Por meio do MATLAB® foi feito um modelo matemático, simulando e analisando os resultados gerado aplicação da tecnologia de frenagem. A forma de se utilizar a energia de maneira econômica sempre foi almejado, o sistema regenerativo de energia que utiliza a frenagem tem sido extremamente valorizado por unir a economia e a sustentabilidade. Em um mundo com grande número de aplicações industriais controladas eletricamente, esse sistema se mostra muito promissor.

Biografía del autor/a

Abdinel Rodrigues da Silva, Centro Universitário Eniac

Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Eniac.

Vinícius de Melo Puglia, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac

Graduado em Engenharia de Produção (2017) e em Engenharia Elétrica (2019) pelo Centro Universitário ENIAC. Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.
Pesquisas em 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - engenharia biomédica.

http://lattes.cnpq.br/9503792596937895

Márcio Belloni, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE)

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Eniac (2018) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário ENIAC (2019), Mestrando em Tecnologia Nuclear (Reatores) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP).
É perito judicial pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região e atuação profissionalmente nas áreas de engenharia elétrica e segurança do trabalho com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas, energia solar e documentação em segurança e saúde ocupacional.
Pesquisas em 1 - engenharia nuclear, engenharia elétrica, uninterruptible power supply, energias renováveis; 2 - engenharia de segurança do trabalho, direito trabalhista, análise do meio ambiente ocupacional, insalubridade e periculosidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9280624341117752

Renato de Brito Sanchez, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE) Universidade de Mogi das Cruzes / Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT)

Graduado em Engenharia Elétrica pelas Faculdades Integradas Torricelli (2009) e em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário ENIAC (2019), Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário ENIAC (2020), Mestre em Engenharia Mecânica pela FEI - Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (2015) e Doutorando em Engenharia Biomédica pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes.
Pesquisador do NUPE no Centro Universitário ENIAC e do NPT / LAVITA na Universidade de Mogi das Cruzes.
Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.
Pesquisas em 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - exoesqueletos, ambientes virtuais para reabilitação de pacientes e identificação de doenças, tecnologias assistivas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4165131968563284

Citas

ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Rio de Janeiro: Disponível em: http://www.abve.org.br

CASTRO, Bernardo Hauch Ribeiro de. BARROS, Daniel Chiari. VEIGA, Suzana Gonzaga da. Baterias automotivas: panorama da indústria no Brasil, as novas tecnologias e como os veículos elétricos podem transformar o mercado global. Documento eletrônico. Rio de Janeiro, 2013. Fonte: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1511. Acesso em 20/07/20.

CHAPMAN, Stephen J. Programação em MATLAB para engenheiros. Ed. Cengage Learning. São Paulo, 2016.

CIBULKA, J. Kinetic energy recovery system: Disponível em: http://files.spogel.com/miniprojectsin-mech/p-0089--Kinetic_Energy_Recovery_System.pdf

REIS, Lineu Belico dos, 1946-. Geração de energia elétrica: tecnologia, inserção ambiental, planejamento, operação e análise de viabilidade. São Paulo, Ed Manoele, 2003.

SANTOS, Aliandro Henrique Costa. Uma Contribuição ao Estudo dos Freios de Atrito para Aplicação em Frenagem Regenerativa, Campinas, 2009: Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/

Publicado

2020-04-06