Metodologias ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente.

Autores/as

  • Ana Cristina Cristina Vigliar Bondioli Centro Universitário ENIAC
  • Simone Cristina Gonçalves Vianna Centro Universitário ENIAC
  • Maria Helena Veloso Salgado Centro Universitário ENIAC

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Pedagogia, Metodologia Ativa de Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Resumen

O presente trabalho descreve um estudo de caso, onde a disciplina Ensino de Ciências e Tecnologia do curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC foi conduzida à luz das metodologias ativas de aprendizagem e por meio de atividades essencialmente práticas. Ao longo do semestre, métodos como sala de aula invertida e aprendizagem aos pares foram aplicados, não apenas no intuito de apresentar o conteúdo proposto pela disciplina, mas também como forma de mostrar métodos alternativos e eficazes que posicionam os alunos como protagonistas de seus respectivos aprendizados. Os alunos mostraram-se engajados e dispostos a utilizar tais metodologias em suas futuras experiências como docentes.


Biografía del autor/a

Ana Cristina Cristina Vigliar Bondioli, Centro Universitário ENIAC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo, 2009. Atualmente é coordenadora do Projeto Tartarugas da Ilha e pesquisadora do Instituto Laje Viva. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: tartaruga marinha, conservação, ecologia, conhecimento tradicional e comportamento.

Simone Cristina Gonçalves Vianna, Centro Universitário ENIAC

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1999). Especialista em Redes de Computadores pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo LARC/USP (2003). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2010). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2011). Foi responsável pelo projeto e implantação de laboratórios didáticos especializados em Instituições de Ensino Superior. Foi responsável pela elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso na área de Computação e Informática (Tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnológico em Jogos Digitais, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia da Computação). Atualmente, professora da Fatec-SP, atuante nos cursos presenciais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Automação de Escritórios e Secretariado (AES) e Gestão Empresarial na modalidade EaD. Assessora de Inovação Pedagógica do Colégio e Centro Universitário Eniac.


Maria Helena Veloso Salgado, Centro Universitário ENIAC

Possui graduação em Administração Habilitação em Empresas pela Universidade Brasil (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Brasil (2001). Atualmente é parcial da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI, integral da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda e integral do Centro Universitário Eniac. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, modelo de gestão, responsabilidade social, inclusão social e google for education.

 

Citas

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Publicado

2019-02-03