ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS METODOLOGIAS DE FORMAS INFLÁVEIS E FORMAS METALICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS NA APLICAÇÃO DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA
Palavras-chave:
formas exageradas, saco de ar para concreto, forma de ar cilíndricaResumo
O presente trabalho apresenta o sistema de fôrmas infláveis analisando sua aplicabilidade em estacas pré-moldadas de concreto, comparando a viabilidade técnica e econômica em relação às fôrmas metálicas. A escolha do tema se deu, em virtude da busca por novas tecnologias de baixo custo e fácil aplicabilidade. No estudo de caso realizaram-se entrevistas e visitas à obra que utilizou essa técnica levantando dados sobre a durabilidade, tempo de execução, redução de mão de obra, custo e demanda. Com as informações foram obtidos dados comparativos entre as fôrmas infláveis e as metálicas, observando-se a otimização nos processos construtivos. No andamento da pesquisa tomou-se conhecimento de outras aplicações em obras de grande importância no Brasil, para execução de estacas pré-moldadas. A falta de discussões e abordagens científicas às questões relacionadas ao tema, fez com que tivéssemos que aprofundar ainda mais as pesquisas de campo sobre o assunto. Conclui-se que o método de fôrma inflável é viável, além de diminuir o tempo de montagem e desmontagem, havendo aumento na produtividade, redução de perdas de materiais assim reduzindo o custo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caleidoscópio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________