Sistema Regenerativo de Energia Elétrica

Abdinel Rodrigues da Silva, Vinícius de Melo Puglia, Márcio Belloni, Renato de Brito Sanchez

Resumo


O trabalho desenvolve uma metodologia de pesquisa e análise para um sistema de frenagem regenerativa por meio de motores de corrente contínua, a busca por desenvolvimento sustentável é cada vez maior, a partir disso foi discutido estudos teóricos sobre o assunto abordado, parâmetros eletrônicos e elétricos para o acionamento. Por meio do MATLAB® foi feito um modelo matemático, simulando e analisando os resultados gerado aplicação da tecnologia de frenagem. A forma de se utilizar a energia de maneira econômica sempre foi almejado, o sistema regenerativo de energia que utiliza a frenagem tem sido extremamente valorizado por unir a economia e a sustentabilidade. Em um mundo com grande número de aplicações industriais controladas eletricamente, esse sistema se mostra muito promissor.

Palavras-chave


Frenagem regenerativa. Eficiência energética. KERS.

Texto completo:

PDF

Referências


ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Rio de Janeiro: Disponível em: http://www.abve.org.br

CASTRO, Bernardo Hauch Ribeiro de. BARROS, Daniel Chiari. VEIGA, Suzana Gonzaga da. Baterias automotivas: panorama da indústria no Brasil, as novas tecnologias e como os veículos elétricos podem transformar o mercado global. Documento eletrônico. Rio de Janeiro, 2013. Fonte: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1511. Acesso em 20/07/20.

CHAPMAN, Stephen J. Programação em MATLAB para engenheiros. Ed. Cengage Learning. São Paulo, 2016.

CIBULKA, J. Kinetic energy recovery system: Disponível em: http://files.spogel.com/miniprojectsin-mech/p-0089--Kinetic_Energy_Recovery_System.pdf

REIS, Lineu Belico dos, 1946-. Geração de energia elétrica: tecnologia, inserção ambiental, planejamento, operação e análise de viabilidade. São Paulo, Ed Manoele, 2003.

SANTOS, Aliandro Henrique Costa. Uma Contribuição ao Estudo dos Freios de Atrito para Aplicação em Frenagem Regenerativa, Campinas, 2009: Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/


Apontamentos

  • Não há apontamentos.