O TEATRO NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Nanci Geroldo, Luciana Scognamiglio de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar e apresentar o trabalho realizado por alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC de Guarulhos, Estado de São Paulo, quando da utilização do teatro como ferramenta pedagógica em escolas de Ensino Fundamental I. Tendo como base a história do teatro, seus componentes e a legislação brasileira quanto ao emprego das artes visuais em escolas, a necessidade de novas metodologias de ensino se fazem presentes, mesmo que revisitadas pela antiga arte teatral. Para tanto, as metodologias ativas também foram empregadas, uma vez que os alunos desenvolveram toda a parte cenográfica, escrita e de apresentação. A temática escolhida foi a apresentação da cultura africana.

Palavras-chave


teatro, educação, artes, metodologias e sociedade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A importância do Teatro na formação da criança. http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/629_639.pdf. Acesso em: 12/11/2019

ARISTÓTELES. Arte Poética. In: file:///C|/site/livros_gratis/arte_poetica.htm [3/9/2019 15:05:20]

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais. 1998.

CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e pratica pedagógica. Revista científica/FAP, Curitiba, v.3, p.39-52 , jan./dez. 2008

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1998.

PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974.

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96, acesso em 26/10/2019.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2016/Lei/L13278.htm, acesso em 26/10/2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.