A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Professores do Ensino Superior, Saúde Mental, Suporte psicológicoResumo
O objetivo deste estudo bibliográfico foi identificar os fatores de risco da Síndrome de Burnout (SB) em professores universitários, investigando o impacto na saúde mental e no desempenho profissional, além de sugerir estratégias para mitigar seus efeitos. A pesquisa bibliográfica utilizou como base os autores: Maslach e Jackson (1981), Borsoi (2012), e Carlotto e Diehl (2014). Os resultados apontaram que as sobrecargas de atividades acadêmicas e a falta de apoio institucional são fatores cruciais para o desenvolvimento da síndrome, que afeta tanto a saúde do docente quanto a qualidade do ensino. Constatou-se que medidas como o suporte psicológico e a melhoria das condições de trabalho são essenciais para prevenir o Burnout e melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caleidoscópio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________