A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Andréa Cristina Santos Rocha Centro Universitário FIEO
  • Maria de Lourdes de Souza

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Professores do Ensino Superior, Saúde Mental, Suporte psicológico

Resumo

O objetivo deste estudo bibliográfico foi identificar os fatores de risco da Síndrome de Burnout (SB)   em professores universitários, investigando o impacto na saúde mental e no desempenho profissional, além de sugerir estratégias para mitigar seus efeitos. A pesquisa bibliográfica utilizou como base os autores:  Maslach e Jackson (1981), Borsoi (2012), e Carlotto e Diehl (2014). Os resultados apontaram que as sobrecargas de atividades acadêmicas e a falta de apoio institucional são fatores cruciais para o desenvolvimento da síndrome, que afeta tanto a saúde do docente quanto a qualidade do ensino. Constatou-se que medidas como o suporte psicológico e a melhoria das condições de trabalho são essenciais para prevenir o Burnout e melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos professores.

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Publicado

01-03-2025

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA