Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Para integridade da avaliação cega, para submissões à revista não se deve revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Portanto, para submissão, exige-se que:
    a) Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo para "Autor".
    b) No artigo enviado a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.
  • O artigo contem entre 14.000 a 42.000 caracteres sem os espaços e podem ser elaborados em português, espanhol ou inglês.
  • O artigo foi dividido em subtítulos numerados sequencialmente, sendo composto pelas seguintes partes: 1)Introdução: Contendo, no mínimo, a delimitação do tema, as justificativas, as problematizações e os objetivos.
    2) Temas relativos ao referencial teórico que considerar relevante.
    3) Método ou metodologia.
    4) Resultados ou análise e discussões.
    5) Considerações finais.
    6) Referências.
  • Elaborou folha de rosto, contendo: Título do artigo no idioma original Título do artigo em em inglês (no caso de ser em inglês, acrescentar em português) Nome do autor 1, com nota de rodapé contendo endereço institucional para correspondência e e-mail. Titulação Instituição. Seguir o mesmo procedimento para possíveis outros autores. Em caso de dúvidas, é recomendável consultar os artigos publicados
  • Elaborou a declaração de direito autoral, assinada por todos os autores, e irá enviou como arquivo complementar no momento da submissão.
  • Importante: O texto deve seguiu rigorosamente os padrões da APA (American Psychological Association).
  • Importante: Foram preenchidos os metadados, com o nome completo, e-mail, filiação, titulação e Orcid de todos os autores. Para obter o registro no ORCID é gratuito e pode ser obtido pelo site: https://orcid.org/

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO

  • Todas as propostas de colaboração devem ser originais e/ou inéditos, digitadas em página formato A4 (210x297mm) e em editor de texto compatível com os programas Microsoft Word, RTF ou Open Office, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e o espaço entre linhas 1,5.
  • Todo artigo deve conter o resumo informativo, com 100 a 250 palavras, e deve informar ao leitor: Objetivos, metodologia, resultados e conclusões do artigo. Destaca-se, ainda, que o resumo deve ser acompanhados 3 a 5 palavras-chaves.
  • O título, o resumo e as palavras-chaves devem ser elaborados no idioma original, além de ser apresentado também em inglês.
  • Os artigos da Revista Eniac Pequisa são textos resultantes de estudos e pesquisas de temas na área das Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Gestão.
  • Não são aceitos ensaios teóricos, pesquisas bibliométrica e nem revisões sistemáticas de literatura, pois a Revista busca divulgar pesquisas aplicadas.
  • Os artigos devem conter entre 14.000 a 42.000 caracteres, sem os espaços e podem ser elaborados em português, espanhol ou inglês.
  • Os artigos devem ser divididos em subtítulos numerados sequencialmente, sendo composto pelas seguintes partes:
    • a ) Introdução: Contendo, no mínimo, a delimitação do tema, as justificativas, as problematizações e os objetivos.
    • b) Temas relativos ao referencial teórico que considerar relevante.
    • c) Método ou metodologia
    • d) Resultados ou análise e discussões
    • e) Considerações finais
    • f) Referências
  • Atenção: Enviar como arquivo complementar:
    • a) Folha de rosto, contendo: Título do artigo no idioma original Título do artigo em em inglês (no caso de ser em inglês, acrescentar em português) Nome do autor 1, com nota de rodapé contendo endereço institucional para correspondência e e-mail. Titulação Instituição. Seguir o mesmo procedimento para possíveis outros autores. Em caso de dúvidas, é recomendável consultar os artigos publicados
    • b) Declaração de Direito Autoral, conforme modelo nesta Revista.
  • A Revista não aceita ensaios teóricos, pesquisas bibliométricas e nem revisões da literatura. 

ILUSTRAÇÕES

  • Tabelas e figuras: Apenas são classificadas como tabelas e figuras, numeradas consecutivamente com numerais arábicos devem ser inseridas no local apropriado no corpo do texto. Devendo ser utilizados somente para apresentar os dados que não podem ser descritos no texto. Os autores deverão limitar as tabelas e as figuras ao estritamente necessário. As tabelas e figuras deverão ter seu próprio título. Na preparação do material ilustrativo e das tabelas, deve-se respeitar o tamanho da página útil. As legendas de figuras devem vir abaixo das mesmas, enquanto para as tabelas a legenda vem acima. Todas as tabelas e figuras devem ser enviadas em formato editável.

 

CITAÇÕES NO TEXTO

 

  • Referências no texto devem ser citadas no local apropriado pelo(s) nome(s) do(s) autor(es) e ano (p. ex.: Silva, 2009; Silva & Moreira, 1996; Silva et al., 1997). Dois ou mais artigos do mesmo autor no mesmo ano devem ser distinguidos por letras (p. ex.: Silva, 2004a; Silva, 2004b). Referências a teses, abstracts de reuniões, simpósios e artigos em preparo ou submetidos, mas ainda não aceitos, podem ser citados no texto como (Silva, dados não publicados) e não devem ser incluídos na lista de referências.

 

NOTAS EXPLICATIVAS

 

  • Notas explicativas são utilizadas apenas para as informações na folha de rosto. São numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas no final da folha de rosto, não sendo aceitas em outras páginas.

 

REFERÊNCIAS AO FINAL

 

  • As referências deverão ser citadas no final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo à data de publicação, ou seja, do trabalho mais recente para o mais antigo. Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades etc.. Devem ser observados rigorosamente os padrões técnicos estabelecidos pela APA.

 

IMPORTANTE:

 

  1. Os textos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica.
  2. A Comissão Editorial não aceita textos fora das normas estabelecidas e reserva-se o direito da decisão final quanto à publicação dos mesmos;
  3. Uma vez publicados os trabalhos, a ENIAC Pesquisa se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fonte;
  4. Os editores da Revista ENIAC Pesquisa criaram um formulário próprio para emissão de pareceres e controle para registro e acompanhamento dos textos recebidos em suas diversas etapas (recebimento do texto; parecer; carta de aceite, modificações ou recusa);
  5. As dúvidas e casos omissos serão resolvidos pela Comissão Editorial da ENIAC Pesquisa.

 

RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA

  • Os artigos cujos autores são identificados representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista ou do Centro Universitário Eniac.
  • A recepção de textos para publicação é contínua ao longo de todo o ano.

 

 

CONFLITO DE INTERESSES

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista são usados exclusivamente para os serviços prestados pela Revista ENIAC Pesquisa, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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