Avaliação dos princípios e práticas de responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior no Estado de São Paulo

Autores

  • Ivan Cardoso Sá Universidade Guarulhos. Universidade Santo Amaro. Centro Universitário Eniac.
  • Renato de Brito Sanchez Universidade Santo Amaro
  • Maria Helena Veloso Salgado Centro Paula Souza. Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Zona Leste.
  • Gisele Carolina Marquardt Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.962

Palavras-chave:

Socialmente Responsável, Responsabilidade Social, Instituições de Ensino Superior, ESG, ODS

Resumo

O presente estudo analisou as ações de Responsabilidade Socioambiental em uma Instituição de ensino superior (IES), no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo. Para tanto, utilizamos o Modelo de Avaliação ISE B3 Versão 2020 aplicada a IES de interesse por meio de formulário construído e disponibilizado em endereço eletrônico. Com objetivo de avaliar a percepção ambiental dos respondentes do IES foi realizado estudo descritivo das informações coletadas, que contempla montagem do banco de dados e tabelas com números absolutos. Como resultado, destacamos as possibilidades de novas contribuições sobre responsabilidade socioambiental. Observou-se que a IES analisada obteve um escore de 75,15 de um total de 100 pontos possíveis com relação ao índice aplicado. Por se tratar de uma IES de capital fechado e de atender apenas um dos eixos trabalhados pela ISE B3 (2022), é possível inferir que, atualmente, a IES apresenta bons resultados nas questões socioambientais. Partindo dessas reflexões, a responsabilidade socioambiental da IES evidencia não apenas conceitos, mas sim estratégias e o seu engajamento para com todos os stakeholders, ressaltando os valores e práticas da IES, adequados à realidade e parâmetros respeitados, como é a ISE B3. Destaca-se que outro indicador que já está em processo de desenvolvimento de forma estratégica é o capital humano, da instituição e ao entorno por meio de adoção de indicadores de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Fazer uso do ISE B3 de forma gradativa, dependerá das políticas e estratégias de cada instituição. Os resultados, que poderão ser alcançados, colaboram para compreensão bem como o potencial das instituições, a fim de contribuir de forma estratégica para o desenvolvimento socioambiental.

Biografia do Autor

Ivan Cardoso Sá, Universidade Guarulhos. Universidade Santo Amaro. Centro Universitário Eniac.

Mestre em Análise Geoambiental (2022). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2021). Especialista em Gestão de Pessoas (2020). Especialista em Engenharia de Manutenção Industrial (2017). Graduado em Engenharia de Produção (2018). Graduado em Gestão da Produção Industrial (2014). Graduado em Gestão da Qualidade (2013). Graduando Engenharia Ambiental; Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Especial. Atuo na área de coordenação, docência e tutoria há nove anos, nos cursos da modalidade EaD, com destaque para o desenvolvimento de atividades em cursos híbridos.

Renato de Brito Sanchez, Universidade Santo Amaro

Engenheiro Eletricista, Industrial, Mecânico e Civil. Especialista em Gestão de Projetos, em Machine Learning e Inteligência Artificial, em Engenharia de Software, em Gestão de Risco e Cibersegurança, em Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutor em Engenharia Biomédica, Pós Doutorado em Engenharia Biomédica.

Atuação desde 2002 na área técnica de serviços, projetos, implantações e manutenções, a partir de 2009 como engenheiro em funções técnicas e de gestão para Projetos, Inovações, Implantações e P&D. Atividades com desenvolvimento de Produtos, Processos, Tecnologias e Novos Negócios.

Mentor e Consultor de Inovação, Empreendedorismo e Investimentos para Startups, Projetos e Empresas. Palestrante e instrutor de treinamentos e workshops.

Pesquisador na Universidade Santo Amaro (UNISA), Líder do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial e Robótica, atuando com as Linhas de Pesquisa: 1) Sistemas Autônomos e Colaborativos; 2) Sistemas Embarcados e Robótica Avançada; 3) Visão Computacional e Aprendizagem de Máquina; 4) Aquisição e Processamento Digital de Sinais e Imagens; 5) Tecnologias Assistiva e Biônica.

Com um portfólio de projetos e implantação em diversos países, empresas e grupos econômicos, tendo atuado ao longo dos anos como engenheiro, gestor e diretor, é Idealizador, Cofundador e Diretor do Grupo MKSZ de Engenharia e Tecnologia com escritórios no Brasil e EUA, Cofundador e Diretor de Engenharia e Tecnologia na N-Vector Technology, uma Health Tech brasileira em sistemas e soluções para reabilitação musculo esquelética, tecnologia assistiva e auxílio ao diagnóstico precoce de doenças.

Na Universidade Santo Amaro (UNISA), atualmente como Diretor de Tecnologias Educacionais, atuei como Coordenador dos Cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, da Computação, de Software e o CST em Automação Industrial, Professor Doutor dos cursos de engenharia e tecnologia, e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisa (CEP-UNISA).

Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (CMCTI) da Prefeitura Municipal de Guarulhos, representando as empresas de base tecnológica no município com a MKSZ Engenharia e Tecnologia.

Maria Helena Veloso Salgado, Centro Paula Souza. Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Zona Leste.

Possui graduação em Administração Habilitação em Empresas pela Universidade Brasil (1989), graduação em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI (2020) e mestrado em Educação pela Universidade Brasil (2001). Atualmente é horista do Centro Paula Souza, horista do Centro Paula Souza, horista do Centro Paula Souza, parcial da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI, integral da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, gestora da empreenda incubadora eniac do Centro Universitário Eniac, coord. do curso de administração - ead do Centro Universitário Eniac, coord. do curso de administração - presencial do Centro Universitário Eniac e integral do Centro Universitário Eniac. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, modelo de gestão, deficiente visual, responsabilidade social e inclusão social.

Gisele Carolina Marquardt, Universidade Guarulhos

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008), mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2012) e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2017). Realizou o pós doutorado na mesma Instituição, atuando na área de paleoecologia, avaliando alterações das assembleias de diatomáceas frente às mudanças climáticas e ambientais. Fez parte do quadro de docentes no Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade de Guarulhos (UNG) atuando em disciplinas de graduação nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharias. Atuou como coordenadora da área de taxonomia e ecologia de microalgas do Laboratório de Análises Ambientais desta Instituição. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto ao Departamento de Botânica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: diatomáceas, taxonomia, eutrofização, qualidade da água de reservatórios, bioindicação, reconstrução ambiental (paleoecologia).

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Sá, I. C., Sanchez, R. de B., Salgado, M. H. V., & Marquardt, G. C. (2023). Avaliação dos princípios e práticas de responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior no Estado de São Paulo. REVISTA ENIAC PESQUISA, 12(1), 28–44. https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.962

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