Avaliação dos princípios e práticas de responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior no Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.962Palavras-chave:
Socialmente Responsável, Responsabilidade Social, Instituições de Ensino Superior, ESG, ODSResumo
O presente estudo analisou as ações de Responsabilidade Socioambiental em uma Instituição de ensino superior (IES), no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo. Para tanto, utilizamos o Modelo de Avaliação ISE B3 Versão 2020 aplicada a IES de interesse por meio de formulário construído e disponibilizado em endereço eletrônico. Com objetivo de avaliar a percepção ambiental dos respondentes do IES foi realizado estudo descritivo das informações coletadas, que contempla montagem do banco de dados e tabelas com números absolutos. Como resultado, destacamos as possibilidades de novas contribuições sobre responsabilidade socioambiental. Observou-se que a IES analisada obteve um escore de 75,15 de um total de 100 pontos possíveis com relação ao índice aplicado. Por se tratar de uma IES de capital fechado e de atender apenas um dos eixos trabalhados pela ISE B3 (2022), é possível inferir que, atualmente, a IES apresenta bons resultados nas questões socioambientais. Partindo dessas reflexões, a responsabilidade socioambiental da IES evidencia não apenas conceitos, mas sim estratégias e o seu engajamento para com todos os stakeholders, ressaltando os valores e práticas da IES, adequados à realidade e parâmetros respeitados, como é a ISE B3. Destaca-se que outro indicador que já está em processo de desenvolvimento de forma estratégica é o capital humano, da instituição e ao entorno por meio de adoção de indicadores de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Fazer uso do ISE B3 de forma gradativa, dependerá das políticas e estratégias de cada instituição. Os resultados, que poderão ser alcançados, colaboram para compreensão bem como o potencial das instituições, a fim de contribuir de forma estratégica para o desenvolvimento socioambiental.
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