As redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem em Administração
a percepção de alunos dos níveis fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v13i1.946Palavras-chave:
comunicação/educação, educomunicação, ensino-aprendizagem em Administração, tecnologia, redes sociaisResumo
Embora identificados alguns estudos relativos ao uso das redes sociais no processo de aprendizagem do ensino superior em Administração, nada foi localizado em relação a pesquisas que contemplassem a percepção dos alunos de Administração em nível técnico a esse mesmo respeito. Nesse contexto, o objetivo deste estudo consistiu em depreender qual a percepção de alunos de Administração, dos ensinos fundamental e médio, no que tange ao uso das redes sociais por parte da própria instituição na qual se dá o seu processo de formação nessa área. Para tanto, foi adotado o estudo de caso, incluindo-se aí um questionário aplicado a uma amostra de 412 alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Germinare (Instituto J&F). Analisados conforme os pressupostos teóricos extraídos do campo da Educomunicação, os resultados permitiram observar que, na percepção desses alunos, as redes sociais relativas à Escola parecem se caracterizar de duas maneiras: como veículos simultaneamente informativos e formativos, além de ainda lhes conferir visibilidade como discentes, dentro e fora do próprio espaço (físico e virtual) da instituição. Assim, como contribuições estimadas, espera-se que esta pesquisa possa somar àqueles estudos que se debruçam sobre o uso das redes sociais como potenciais recursos no processo de ensino-aprendizagem no contexto de Administração, especialmente no das escolas de nível técnico, bem como que possa ainda incentivar a adesão às redes sociais por parte de outras escolas que formem jovens administradores, os quais também precisarão lidar com as complexidades constitutivas dos avanços da tecnologia, inclusive nas redes sociais.
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