As redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem em Administração

a percepção de alunos dos níveis fundamental e médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v13i1.946

Palavras-chave:

comunicação/educação, educomunicação, ensino-aprendizagem em Administração, tecnologia, redes sociais

Resumo

Embora identificados alguns estudos relativos ao uso das redes sociais no processo de aprendizagem do ensino superior em Administração, nada foi localizado em relação a pesquisas que contemplassem a percepção dos alunos de Administração em nível técnico a esse mesmo respeito. Nesse contexto, o objetivo deste estudo consistiu em depreender qual a percepção de alunos de Administração, dos ensinos fundamental e médio, no que tange ao uso das redes sociais por parte da própria instituição na qual se dá o seu processo de formação nessa área. Para tanto, foi adotado o estudo de caso, incluindo-se aí um questionário aplicado a uma amostra de 412 alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Germinare (Instituto J&F). Analisados conforme os pressupostos teóricos extraídos do campo da Educomunicação, os resultados permitiram observar que, na percepção desses alunos, as redes sociais relativas à Escola parecem se caracterizar de duas maneiras: como veículos simultaneamente informativos e formativos, além de ainda lhes conferir visibilidade como discentes, dentro e fora do próprio espaço (físico e virtual) da instituição. Assim, como contribuições estimadas, espera-se que esta pesquisa possa somar àqueles estudos que se debruçam sobre o uso das redes sociais como potenciais recursos no processo de ensino-aprendizagem no contexto de Administração, especialmente no das escolas de nível técnico, bem como que possa ainda incentivar a adesão às redes sociais por parte de outras escolas que formem jovens administradores, os quais também precisarão lidar com as complexidades constitutivas dos avanços da tecnologia, inclusive nas redes sociais.

Biografia do Autor

Camilla Rocha, UFBA

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP); Pós-Doutoranda em Administração (UFBA), Brasil; Professora de Negócios na Escola Germinare (Instituto J&F), Brasil.

Iara Cristina de Fátima Mola, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP); Doutoranda em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Especialista em Comunicação na Escola Germinare (Instituto J&F), Brasil.

Rodrigo Guimarães Motta, PUC-SP

Mestre e Doutor em Administração (PUC-SP); Diretor da Academia Seara Flora na Escola Germinare (Instituto J&F), Brasil.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Rodrigues Netto da Costa Rocha, C., Mola, I. C. de F., & Motta, R. G. (2024). As redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem em Administração: a percepção de alunos dos níveis fundamental e médio. REVISTA ENIAC PESQUISA, 13(1), 51–74. https://doi.org/10.22567/rep.v13i1.946

Edição

Seção

Artigos