Gamificação: proposição de um modelo de criação de jogo para o ambiente corporativo

Autores

  • Amanda Minozzi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG)
  • Paula Karina Salume Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Analia Irigoyen Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG)

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.866

Palavras-chave:

Gamificação, Modelo de Aplicação, Ambiente Corporativo

Resumo

A gamificação é uma tendência nas empresas, a aplicação de jogos no contexto corporativo facilita empresas a atingirem suas metas mais rápido e melhor. O presente estudo tem como objetivo propor um modelo de introdução à aplicação da gamificação no ambiente corporativo. Este estudo pretende contribuir acerca de um modelo para aplicação da gamificação no ambiente corporativo. Mais especificamente, o modelo apresenta como elementos de jogos devem ser utilizados em cada situação e também os motivos de cada utilização, no contexto do ambiente corporativo. Optou-se por utilizar o método qualitativo, relacionando o conhecimento adquirido na elaboração do referencial teórico no que diz respeito à utilização da gamificação no ambiente corporativo, e ferramentas e elementos de jogos utilizados na gamificação na proposição do modelo de gamificação. Como resultado, apresenta-se um modelo de aplicação de gamificação no ambiente corporativo, o qual contém a aplicação da conceituação de gamificação, seus elementos e ferramentas; além da estrutura de aplicação dividida em fases e com escala de complexidade de solução de problemas. O artigo visou a contribuição teórica para o tema gamificação e sua aplicação em organizações, e fundamenta-se em pesquisa qualitativa aplicando os conceitos, elementos e ferramentas da gamificação em uma proposta de modelo de aplicação da gamificação no ambiente corporativo. A pesquisa realizada contribui para a compreensão acerca da aplicação da gamificação no ambiente corporativo por meio de um modelo que torne sua aplicação inicial mais simples e assertiva. Os resultados da pesquisa podem provocar reflexões e ações de gestores em organizações.

Biografia do Autor

Amanda Minozzi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG)

Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Brasil

Paula Karina Salume, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professora do Departamento de Ciências Administrativas na UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), Brasil

Analia Irigoyen, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG)

Professora da Pós-Graduação do Curso de Gerenciamento de Projetos na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Brasil

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Minozzi, A., Salume, P. K., & Irigoyen, A. (2023). Gamificação: proposição de um modelo de criação de jogo para o ambiente corporativo. REVISTA ENIAC PESQUISA, 12(1), 90–116. https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.866

Edição

Seção

Artigos