Trabalho “cinco estrelas”? organização e condições de trabalho de entregadores por aplicativos

Autores

  • Marcos Vinícius Maciel Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Rafaela de Almeida Araújo Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.865

Palavras-chave:

Organização do trabalho, Adoecimento, Trabalho por Aplicativo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as principais causas de adoecimento físico e mental dos entregadores por aplicativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com 11 entregadores por aplicativos. O roteiro de entrevistas semiestruturadas baseou-se na Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e na Escala de Custo Humano no Trabalho (ECHT). Adotou-se a técnica da análise de conteúdo.  Os principais resultados apontam que o contexto de trabalho é marcado por cobrança por resultados, certo esforço físico, uso acentuado da memória e da atenção, especialmente por conta do trânsito. O custo afetivo da atividade é alto, marcado, muitas vezes, por constrangimentos, humilhações, discriminação e alguns xingamentos por parte dos estabelecimentos. O estudo se destaca por fomentar a compreensão do contexto de trabalho que dão origem às principais causas de adoecimento físico e mental dos entregadores por aplicativos, fornecendo subsídios para a psicodinâmica do trabalho, justamente pela construção e análise da demanda e no atendimento diante do aumento desse grupo de trabalhadores. Constata-se a necessidade de desenvolvimento de políticas para que os entregadores não dependam somente dos termos ditados pelas políticas dos aplicativos para dar uma segurança em caso de acidentes de trabalho. Além de assegurar o respeito pelo trabalho desempenhado, no qual o trabalhador passa por constante constrangimentos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Maciel, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Rafaela de Almeida Araújo, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutoranda em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Maciel, M. V., Paiva, L. E. B., Araújo, R. de A., & Lima, T. C. B. de. (2023). Trabalho “cinco estrelas”? organização e condições de trabalho de entregadores por aplicativos. REVISTA ENIAC PESQUISA, 12(1), 138–159. https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.865

Edição

Seção

Artigos