Análise das demonstrações contábeis: uma estrutura de avaliação de desempenho das companhias brasileiras pelos private equity a partir das informações divulgadas
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v6i2.489Palavras-chave:
Valuation, Avaliação de desempenho, Informações divulgadas, Private equityResumo
Os private equity analisam as demonstrações financeiras de maneira objetiva, prática, focando as informações quantitativas e, com certa frequência, têm sido surpreendidos por situações que não estavam registradas nas demonstrações contábeis, mas somente divulgadas e que afetam a rentabilidade de seus investimentos. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma estrutura de avaliação de desempenho de companhias brasileiras, corroborada com as informações divulgadas em suas demonstrações financeiras, a fim de auxiliar os investidores de private equity em estimar o valor de uma entidade. Para construção da pesquisa foi realizada pesquisa bibliográfica, com a finalidade de identificar os elementos relevantes na avaliação das empresas e foi desenvolvida a referida estrutura. Efetuou-se, ainda, uma triangulação entre os itens mencionados na estrutura de avaliação de desempenho e as informações apresentadas nas demonstrações financeiras das quatro empresas registradas no Bovespa Mais, dos segmentos de Energia Renovável e Tecnologia da Informação. Obteve-se como amostra as demonstrações financeiras com exercício em 31.12.2014 das empresas listadas no Bovespa Mais, que atuam nos segmentos de energia e energias renováveis, agronegócio e tecnologia da informação, sendo essas: a) Energia Renovável: Cia Águas do Brasil – CAB Ambiental e Desenvix Energias Renováveis S. A.; b) Tecnologia da Informação: Quality Software S.A. e Senior Solution S.A. Observou-se que há um o alto índice da presença dos itens da estrutura desenvolvida nas demonstrações financeiras das empresas analisadas, o que corrobora a possibilidade de utilização de tal estrutura no processo de estimação do valor de uma empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REVISTA ENIAC PESQUISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.