A RELEVÂNCIA DO LÚDICO E DA ORALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

Autores

  • Lilian Fernandes Carneiro UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - CAMPUS II
  • Lilian Fernandes Carneiro UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - CAMPUS II
  • Joice Aparecida de Souza Pinto UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - CAMPUS II

Palavras-chave:

Lúdico, Oralidade, Aprendizagem, Narração de histórias, Interação Social

Resumo

Esta pesquisa investiga a possibilidade de utilizar a ludicidade na narração de histórias para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa para crianças de 6 a 9 anos. Neste estudo, optou-se por utilizar a abordagem comunicativa que pertence ao Método Construtivista, bem como justificativa teórica, a partir da leitura de bibliografia especializada. Deste estudo resulta a percepção de que a narração de histórias possibilita acesso a vocabulário de forma criativa, de maneira que incentiva a percepção da oralidade, mediante a compreensão de significado, por meio da contextualização, instigando o protagonismo lúdico; além disso, aos participantes é garantida interação social. Conclui-se que com este trabalho é possível a abertura de novos processos culturais, no que tange ao propósito de formar a criança como cidadão atuante no ambiente em que vive.

Biografia do Autor

Lilian Fernandes Carneiro, UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - CAMPUS II

Mestranda em Ciências Humanas pela UNISA – Universidade Santo Amaro. Especialista em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana. Leciona Inglês e Espanhol em regime de aulas particulares. Professora Universitária dos cursos de Letras e Pedagogia. Contadora de histórias em Língua Inglesa, para o Ensino Fundamental.

Lilian Fernandes Carneiro, UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - CAMPUS II

Mestranda em Ciências Humanas pela UNISA – Universidade Santo Amaro. Especialista em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana. Leciona Inglês e Espanhol em regime de aulas particulares. Professora Universitária dos cursos de Letras e Pedagogia. Contadora de histórias em Língua Inglesa, para o Ensino Fundamental.

Joice Aparecida de Souza Pinto, UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - CAMPUS II

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialista em Língua pela IEL – UNICAMP e Literaturas pela UMESP. Professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Ensino Superior, atuando nos cursos de Letras e Pedagogia. Coordenadora do Ensino Fundamental I e II (Anos Iniciais e Anos Finais) pela SEE-SP.

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Publicado

31-10-2018

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial