O PAPEL DA MÚSICA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Autores

  • Ana Cristina Vigliar Bondioli Faculdade ENIAC

Palavras-chave:

Música, inclusão, crianças com deficiência auditiva.

Resumo

A musicalidade é algo inerente ao ser humano. As primeiras manifestações musicais não deixaram vestígios de como se começou a fazer arte com os sons, na Pré-História. Vestígios encontrados nas paredes das cavernas indicam, através de imagens representativas de danças, que a música já estava presente nessas comunidades primitivas. Desde tempos remotos, a música pode proporcionar experiências sensoriais únicas ao ser humano e proporcionar o desenvolvimento cognitivo, auditivo e visual e, portanto, ser um excelente recurso pedagógico para a socialização de crianças com deficiência auditiva. O presente trabalho pretende mostrar como a música pode promover a inclusão de crianças com deficiência auditiva, contribuindo para o seu desenvolvimento, através do estudo de projetos onde a música foi utilizada como principal ferramenta pedagógica. Pretende-se também oferecer novas ideias aos educadores que, ao lidar com crianças portadoras de qualquer deficiência no seu dia-a-dia possam se utilizar de recursos musicais para promover a melhora com foco no valor emocional e sensibilizador que a música tem para o ser humano.

Biografia do Autor

Ana Cristina Vigliar Bondioli, Faculdade ENIAC

Doutora em Biologia/Genética - Universidade de São Paulo
Professora e Pesquisadora NUPE - Faculdade de Tecnologia ENIAC-FAPI

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Publicado

16-07-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial