AS DESIGUALDADES COMO INSTRUMENTO DE EXCLUSÃO
Palavras-chave:
formas de exclusão, história do preconceito, influência familiar, educação dos indivíduos.Resumo
A desigualdade social é um problema sofrido por grupos de pessoas em diferentes partes do mundo. Existe nas sociedades diversas maneiras de identificação de indivíduos excluídos socialmente, onde se apresentam crianças que não estudam porque precisam trabalhar e ajudar na renda familiar, responsabilidade de má distribuição de renda, desemprego, condições precárias de saúde, moradia, alimentação, falta de vagas nas escolas, discriminação, preconceito racial, sexual ou financeiro.
Referências
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. 2ª edição revisada e atualizada. São Paulo: Moderna, 1996.
ARAÚJO, Andréa Cristina Marques. A avaliação do Desempenho Escolar como Ferramenta de Exclusão Social. São Paulo, UNICAMPI. Disponível em: www.suigeneris.pro.br. Acesso em 23/02/2005.
BAPTISTA, Makilim Nunes et al. Auto-Avaliação das Perspectivas Educacionais em Crianças. REVISTA EDUCAÇÃO E ENSINO – USF, Bragança Paulista, USF, vol.2, n. 1, p. 13-25, jan/jun. 1997.
BRAMA KUMARIS. São Paulo. Disponível em: www.bkumaris.org.br. Acesso em: 15/09/2006.
CARNEIRO, Sueli. Instituto da Mulher Negra – Geledés. São Paulo. Disponível em: : www.geledes.org.br. Acesso em: 15/09/2005.
CASTILHO, Alceu Luís; TORREZAN, Jéssica. Infância Interrompida. REVISTA EDUCAÇÃO, São Paulo, Segmento, ano 8, n. 94, p. 36-50, fev. 2005.
CHIBLI, Faoze, De Sonho e de Pó. REVISTA EDUCAÇÃO, São Paulo, Segmento, ano 8, n. 88, p. 30-32, agos. 2004.
CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de, O Golpe na Educação, 3ª ed. Jorge Zahar Editor, 1985.
FÓRUM. O acesso dos excluídos à escola prejudicou a qualidade do ensino no Brasil? REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo. Abril. nº 175, Ano XlX – p. 14. Set. 2004.
FUNDAÇÃO GOL DE LETRA. São Paulo. Disponível em: www.goldeletra.org.br. Acesso em: 23/10/2005.
GADOTTI, Moacir. Histórias das Idéias Pedagógicas. 8ª ed.Ática, 2002.
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Et al. Um olhar sobre os Indicadores de Analfabetismo no Brasil. MEC/INEP – O Mapa do Analfabetismo no Brasil, p. 6-10.
MALFITANO, Ana Paula Serrata; LOPES, Roseli Esquerdo. Apontamentos de Campo Acerca de uma Experiência de Educação Não-Formal com Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. SÉRIE-ESTUDOS – PERIÓDICO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UCDB. Campo Grande - MS, Editora UCDB, vol. 23, n. 17, p. 29-42, jan/jun. 2004.
MELO, Clayton. Nas Cidades Invisíveis. REVISTA EDUCAÇÃO, São Paulo, Segmento, ano 7, n. 80, p. 34-42, dez. 2003.
MELO, Leonardo. Exclusão Social e Desemprego. Rio de Janeiro. Disponível em: www.solavanco.com. Acesso em 13/05/2005.
OLIVEIRA, Santos Pérsio de, Introdução a Sociologia. São Paulo : Ática , 1991.
PICCHI, Magali Bussab, Parceiros da Inclusão Escolar- Série Formação do Professor. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
POCHMANN, Marcio. et al. Atlas da Exclusão Social - Agenda Não-liberal da Inclusão Social no Brasil, vol, 5. São Paulo. Cortez, 2004.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil, 26ª ed. Vozes, 2001.
ROSEMBERG, Fúlvia; FREITAS, Rosangela R. Participação de Crianças Brasileiras na Força de Trabalho e Educação. EDUCAÇÃO & REALIDADE – EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E CONHECIMENTO, Rio Grande do Sul, FACED/ UFRGS, vol. 27, n. 1, p. 95-125, jan/jun. 2002.
RUBIN, Débora. Eles Fizeram o Dever de Casa. REVISTA ÉPOCA. São Paulo, Segmento, vol. 391, nº 1 p. 50 – 54, nov. 2005.
SIMÃO, Antoinette; SIMÃO, Flávia. Inclusão Educação Especial- Educação Essêncial. São Paulo: LivroPronto 2004.
SILVA, Clodoaldo Afonso Arruda da, entrevista, militante do movimento negro e membro do Geledés.
SILVA, Eliana Sousa. Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – CEASM. Rio de Janeiro. Disponível em: www.ceasm.org.br. Acesso em: 22/09/2005.
TOMAZI, Nelson Dacio – Sociologia da Educação, vol. 3, São Paulo, Atual, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________