Interface Tecnológica De Aprendizagem Da Língua Portuguesa Para Alunos Com Necessidades Especiais Auditivas

Autores

  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdade de Tecnologia de São Caetano Instituto MAUA de Tecnologia Faculdade ENIAC
  • Silvia Cristina Martini Rodrigues Universidade de São Paulo-USP

Palavras-chave:

Mediado por computador, aprendizagem, português, LIBRAS.

Resumo

Existem diferenças entre a deficiência auditiva e a surdes; a deficiência auditiva é adquirida após o nascimento e a surdes é congênita, ou seja, ocorre antes do nascimento. Um surdo possui como modelo linguístico e cultural a língua de sinais, já o deficiente auditivo tenta utilizar a língua oral (o português falado e sinalizado) e na maioria das vezes rejeita a língua de sinais.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Martini Rodrigues, Universidade de São Paulo-USP

Doutorado e pós doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999) e graduada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Atualmente é pesquisador e professor auxiliar nível pca-4 da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente Virtual para ensino e aprendizagem, Diagnóstico Auxiliado por Computador (CAD), Processamento de Imagens Médicas, Densidade Mamográfica. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e assessora interna do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tem atuado como assessora ad-hoc da FAPESP, CNPq e CAPES nas áreas de informática médica e ensino de matemática.

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Publicado

01-01-2015

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial