A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS

Autores

  • Rita Costa Centro Universitário ENIAC
  • Rita de Cássia Gomes
  • Rosana Passos Quitério de Carvalho
  • Aline Costa dos Santos Gavioli
  • Felipe Soares Kohn

Palavras-chave:

Formação Inicial, Materiais Manipuláveis, Matemática

Resumo

A Matemática, frequentemente considerada desafiadora por estudantes, gera uma rejeição desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, persistindo ao longo da vida escolar. Isso cria uma cultura que a torna vilã no ensino, afetando até o Ensino Superior. Alves e Cavalcante (2017) observaram que estudantes de Pedagogia frequentemente têm experiências negativas com a disciplina, criando barreiras e crenças que precisam ser superadas. A compreensão da Matemática vai além de cálculos, envolvendo um processo de construção histórico-social. A pesquisa em andamento visa explorar como o uso de materiais manipuláveis, como o ábaco, pode contribuir para a desmistificação da Matemática e a ressignificação dos conteúdos. O estudo adotou pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando dados da confecção e uso do ábaco. Os resultados ainda estão em andamento, mas espera-se que contribuam para a formação inicial e continuada de professores, além de enriquecer a área da Educação Matemática. Os licenciandos demonstraram interesse e participação ativa durante as atividades, sugerindo que os materiais manipuláveis podem ser uma ferramenta valiosa na formação de professores. Embora as hipóteses ainda não estejam validadas, as atividades aplicadas têm potencial para identificar dificuldades dos futuros pedagogos e propor soluções para o ensino e aprendizagem da Matemática.

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Publicado

01-07-2024