MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA AUXILIAR ESTUDANTES COM TDAH
Palavras-chave:
TDAH, Materiais pedagógicos, Jogos, materiais poliméricos.Resumo
Este trabalho foi realizado no âmbito de uma disciplina de Projeto Integrador de Educação Especial e Inclusão e se dedica ao estudo do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), explorando suas origens, sintomas, diagnóstico e tratamento, além de estratégias para apoiar os alunos com TDAH em sala de aula. O material pedagógico proposto consiste em quebra-cabeças feitos de palitos de sorvete, projetados para estimular habilidades cognitivas desses alunos. O TDAH, reconhecido globalmente, afeta entre 3 e 5% das crianças, podendo persistir na vida adulta, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Estudos apontam causas neurobiológicas do TDAH, como alterações na região frontal do cérebro e disfunções nos neurotransmissores. O diagnóstico exige uma avaliação detalhada por profissionais especializados. O tratamento, que envolve medicamentos, psicoterapia e orientações aos pais e professores, é essencial para o manejo do transtorno. Para melhorar o desempenho dos alunos com TDAH, são sugeridas práticas didáticas, métodos de avaliação variados e rotinas organizacionais, com a participação ativa da escola e da família. O projeto propõe um jogo de quebra-cabeça como ferramenta pedagógica, pois desafia habilidades cognitivas e motoras, sendo atrativo e estimulante para as crianças com TDAH. Atualmente, o grupo está em fase de confecção do jogo, esperando que os resultados contribuam para discussões sobre o tema e para melhorias nas práticas educacionais voltadas para esses alunos. A pesquisa proporcionou uma compreensão mais profunda do TDAH e permitiu o desenvolvimento de uma atividade adequada para melhorar o ensino desses alunos, alcançando assim os objetivos propostos com sucesso.
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