JOMA - Jogos de Matemática

Autores

  • Rodrigo Luiz Cardoso Fukunaru
  • Aline Costa dos Santos Gavioli
  • Rosana Passos Quitério de Carvalho
  • Rita de Cássia Costa Guimarães
  • Felipe Soares Kohn

Palavras-chave:

Gameficação, Educação Matemática, Jogo de Tabuleiro Interativo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Aprendizagem Ativa

Resumo

Este artigo apresenta o jogo de tabuleiro interativo "JOMA" como uma ferramenta educacional  para promover a aprendizagem da matemática na educação formal. Desenvolvido com base em princípios de gameficação e metodologias de aprendizagem ativa, o "JOMA" desafia os jogadores a resolver problemas matemáticos em diferentes níveis de dificuldade. Sua implementação foi motivada pela flexibilidade proporcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo a incorporação de abordagens inovadoras no currículo escolar.

Um estudo piloto realizado em uma escola do ensino fundamental demonstrou que o "JOMA" teve um impacto positivo no engajamento e no desempenho dos alunos em matemática. Os alunos relataram maior motivação para aprender, uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e um aumento do interesse com relação a esta ciência.

Esses resultados destacam o potencial do "JOMA" como uma ferramenta educacional eficaz para promover a aprendizagem da matemática, alinhada com as diretrizes da BNCC. Além disso, evidenciam a importância da gameficação na educação como uma abordagem inovadora e promissora para revitalizar o ensino e estimular o interesse dos alunos pela disciplina.

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Publicado

01-07-2024