IMPACTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E TENDÊNCIAS

Impacts of Distance Education in Higher Education: Positive Points, Negatives, and Trends

Autores

  • Daniel de Oliveira Faculdade ENIAC /NUPE - Núcleo de Pesquisa ENIAC
  • Max Clayton Marques ENIAC

Palavras-chave:

EAD, impactos, pontos positivos, desafios e tendências.

Resumo

Este artigo analisa os impactos da Educação a Distância (EAD) na educação superior, abordando pontos positivos, desafios e tendências. Os pontos positivos incluem o acesso ampliado ao ensino, flexibilidade de horários, desenvolvimento de habilidades autônomas e redução de distrações. Desafios como a falta de interação pessoal, possíveis dificuldades de motivação e o descaso por parte de alunos e professores também são discutidos. As tendências futuras destacam a integração de tecnologias, personalização do ensino e o modelo híbrido, combinando elementos presenciais e à distância. O artigo ressalta a importância de estratégias inovadoras para enfrentar esses desafios e garantir a eficácia do processo educacional.

Biografia do Autor

Daniel de Oliveira, Faculdade ENIAC /NUPE - Núcleo de Pesquisa ENIAC

ISSN Eletrônico: <strong>2447-6331</strong>A Revista Caleidoscópio é um periódico semestral, sob coordenação do professor Dr. Daniel de Oliveira e editada pelo Centro Universitário ENIAC. Trata-se de uma revista que visa publicar projetos, sejam de Iniciação Científica ou não, que foram desenvolvidos por alunos dos cursos superiores, sob orientação de um professor, e que apresentem propostas de soluções para problemas reais enfrentados por empresas, comunidades, ou ainda, a necessidade de uma pessoa.O desenvolvimento desses projetos ajuda a fortalecer o ensino Dual e as parcerias entre as IES e a sociedade, o que visa atribuir sentido ao aprendizado tanto para o aluno como para o mundo.<strong>AVALIAÇÃO QUALIS - 2017-2020: B1</strong>

Downloads

Publicado

02-05-2024

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA