AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO APRENDIZADO MÃO NA MASSA EM CURSOS SUPERIORES DA ÁREA DE GESTÃO

Autores

  • Renato José Fernando CENTRO UNIVERSITÁRIO ENIAC
  • Daniel Portillo Serrano
  • Priscila Cristiane Escobar Silva

Palavras-chave:

Educação, Educação mão na massa, Metodologias ativas de aprendizagem, Atividades práticas

Resumo

O aprendizado mão na massa, metodologia que permite ao aluno vivenciar os conteúdos passados pelo professor de forma prática, já vem sendo utilizado, no Brasil há algum tempo com estudantes do ensino médio e fundamental, como forma de proporcionar aos alunos uma experiência prática do conteúdo previamente ensinado, em vez de limitar-se à teoria.

Atualmente o Aprendizado Mão na Massa é considerado uma metodologia ativa, aos poucos, vem sendo incorporado em cursos do ensino superior. Áreas mais sensíveis à necessidade de práticas profissionais durante o aprendizado, como Medicina, Odontologia, Engenharia e Pedagogia, entre outros, já inserem na grade de disciplinas conteúdos a serem desenvolvidos na prática.

Pouco, no entanto, tem se notado nos cursos superiores da área de gestão, onde grande parte do conteúdo é lecionada, ainda, de forma teórica através de métodos tradicionais, como livros, apostilas e aulas teóricas, onde o aluno entende o conceito, mas não tem a oportunidade de entender como funciona na prática.

Este trabalho objetivou avaliar a eficácia do aprendizado mão na massa em cursos superiores da área de gestão, especificamente em uma instituição de ensino superior no município de Guarulhos, estado de São Paulo, onde os autores lecionaram conteúdos relacionados às áreas de Marketing e Gestão Comercial através de dois métodos para os mesmos alunos: duas disciplinas teóricas na metodologia tradicional, apenas teórica, e uma através de atividades práticas.

A base para o estudo foi composta por 95 alunos dos cursos de Gestão Comercial e Marketing, divididos nos períodos da manhã e da noite.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA