ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÃO HISTÓRICA E PROPOSIÇÃO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES
UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Restauro, Estruturas, Residência ruralResumo
O presente trabalho trata-se do diagnóstico de patologias em uma edificação histórica, não tombada. Essas construções necessitam ser preservadas, afim de manter vivo momentos de um passado. Nesse tipo de obra é necessário haver muito cuidado, pois os materiais originais, características estruturais e arquitetônicas devem ser respeitadas. A caracterização da edificação e análise das patologias foram realizadas por observação visual em campo. Das patologias analisadas, foram observadas trincas e rachaduras passivas na alvenaria, proveniente da acomodação do solo e ausência de verga e contraverga, além disso, apodrecimento de caixilhos, empenamento de tabeiras, colapso da estrutura de um terraço, sendo estas últimas devidas, principalmente, à falta de manutenção. As trincas e rachaduras são resultados de diversos motivos, dentre eles físicos, químicos e mecânicos, sendo tais patologias devido a fatores físicos e falta de manutenção. Fica, para trabalhos futuros, a análise das patologias das instalações elétricas, hidráulicas e restauro do interior buscando o retrofit da edificação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caleidoscópio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________