SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING: Sua atuação na prospecção dos leads de marketing

Autores

  • Alex Siqueira Nakashima
  • Wallace da Silva Leite
  • Ivan Cardoso Sá Centro Universitário ENIAC
  • Kalil Riccardi Potenza Centro Universitário Eniac
  • Maria Helena Veloso Salgado

Palavras-chave:

Inbound Marketing, Marketing digital, Monitoramento de leads, Sistemas de informação

Resumo

Os Sistemas de Informação estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, até mesmo, sem a percepção dos mesmos. Ao acessar um site, por exemplo, diversas informações são coletadas. Tais dados podem ser usados de formas diferentes para fins específicos, inclusive para a publicidade. Com base em pesquisa descritiva utilizando o Google Analytics como ferramenta estudada, o objetivo do trabalho envolve abordar a maneira pela qual os Sistemas de Informação tratam dados brutos para auxiliar ações estratégicas e tomadas de decisões. Dito isso, foi utilizado o Facebook para realizar uma campanha em uma página de jogos digitais com o intuito de angariar novos usuários para a plataforma e possivelmente torná-los jogadores fixos. Por meio dessa ação, foi possível analisar os dados coletados e processados pelos sistemas de informação, obtendo conhecimento para tomar ações estratégicas. Sendo assim, foi constatado que uma ação de sorteio no Facebook é vantajosa para o cliente, pois foi possível alcançar um grande número de usuários e assim, obter resultados satisfatórios organicamente, ou seja, sem custos para a promoção. Além disso, os Sistemas de Informação tratam os dados de modo a prover um conhecimento cada vez mais otimizado para a tomada de decisão.

Biografia do Autor

Ivan Cardoso Sá, Centro Universitário ENIAC

Professor Especialista em Engenharia de Manutenção Industrial

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Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA