ESTUDOS DE FLEXIBILIZAÇÃO DE RESINAS EPÓXI PARA UTILIZAÇÃO EM COMPÓSITOS

José Eduardo Salgueiro Lima, Thiago Alexandre Alves de Assumpção

Resumo


Neste trabalho foi analisado o comportamento da matriz polimérica de resina epóxi (DGEBA) quando modificada com uma resina epóxi flexibilizante, pois este estudo servirá de base para obtenção de compósitos estruturais reforçados com fibras carbono, vidro e aramida, utilizados em blindagens de veículos, para o projeto de Iniciação Científica do Centro Universitário ENIAC. Foi possível comprovar-se que um sistema epóxi DGEBA modificado, deformou-se aproximadamente 6 vezes mais que um sistema DGEBA puro, aumentando a sua flexibilidade e a resistência ao impacto. Assim foi possível observar que com a adição da resina epóxi flexibilizante ao epóxi puro aumentou o seu alongamento em aproximadamente 432 %, conferindo ao sistema epóxi rígido maior flexibilidade e provável aumento na resistência ao impacto, o que pode indicar, que o sistema epóxi modificado em estudo, poderá participar com vantagens em sistemas compósitos de blindagens com matrizes poliméricas.

Palavras-chave


amina; compósitos; DGEBA; epóxi; resina

Texto completo:

PDF

Referências


MARINUCCI, Gerson. Materiais compósitos poliméricos. Fundamentos e tecnologia. 1ª. Ed. São Paulo: Artliber Editora, 2011

LEVY NETO, Flamínio; PARDINI, Luís Claudio. Compósitos Estruturais: Ciências e tecnologia. 2ª ed. São Paulo, Revista e ampliada: Blucher, 2016. 413 p.

AUGUSTSSON, Curt. NM Epoxy Handbook. Ytterby, Suécia, 2004

HUNSTMAN QUÍMICA LTDA. Catálogo Técnico Araldite®, Aradur®. São Paulo, 2001.

AMERICAN STANDARD TEST METOD. ASTM D 638-14: Standard Test Method for Tensile Properties of Plastics


Apontamentos

  • Não há apontamentos.