SIMULAÇÃO DE IMPACTOS BALÍSTICOS APLICADA A BLINDAGENS DE MATRIZES POLIMÉRICOS REFORÇADAS POR FIBRAS

José eduardo salgueiro lima, Thiago Alexandre Alves Assumpção, Renan Caique Meneghin Silva, Manoel Henrique Araújo Alves

Resumo


A partir da problemática da redução de custos, tempo e material para teste de impactos de projéteis à blindagens, este trabalho visa aferir uma forma de simular em software esses ensaios. Através do software Solidworks versão 2018, foram modelados chapas de compósitos epóxi reforçados com fibras de carbono, blindando uma chapa de aço 1020, utilizado em carrocerias de automóveis, e analisando-se o comportamento sob a ação de um projétil de .40 Magnum sem estojo. Este modelo foi submetido a uma simulação com aplicação de modelagem não linear, por elementos finitos para aferição da deformação dos mesmos e comparação com resultados obtidos em ensaios práticos. Os resultados da simulação mostraram a possibilidade de se utilizar a simulação por elementos finitos através do Solidworks, com resultados satisfatórios, quando comparada com modelos de ensaios realizados em laboratório.


Palavras-chave


Simulação, projétil, blindagem, Solidworks, balístico, fibra, carbono, epóxi, compósitos.

Texto completo:

PDF

Referências


EXÉRCITO BRASILEIRO. Decreto Normativo nº E-316, de 04 de setembro de 2002. Proteção balística de carros de passeio. 1. ed. Rio de Janeiro, 2002.

MARINUCCI, G. Materiais compósitos poliméricos: Fundamentos e Tecnologia. São Paulo: Artliber Editora, 2012.

PARDINI, L. C. Compósitos estruturais/Ciência e tecnologia. 2ª.Ed. revista e ampliada. São Paulo: Blucher, 2016.

SOUZA, A. N.; THAUMATURGO, C.. Geopolímeros para aplicações balísticas. 2016. 15 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Materiais, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.