A era dos talentos: competências como foco das reflexões em Recursos Humanos.
Palavras-chave:
Inteligência emocional, Liderança, Comunicação.Resumo
Nos últimos vinte anos, ocorreram diversas transformações no mercado de trabalho, no que tange os recursos humanos. As pessoas da organização passam a ser o foco, o ativo mais valioso das empresas. Se bem preparadas e vistas em sua integralidade, são capazes de produzir resultados altamente lucrativos. Trabalhar as habilidades das pessoas exige foco nas competências das quais a organização necessita, que convergem para seus valores e sua cultura e, ao mesmo tempo, prepara profissionais habilitados para atuar em qualquer organização e/ou área da vida social ou mesmo, individual. A inteligência emocional, a liderança e o poder da comunicação formam a tríade das principais habilidades contidas no profissional desejado pelas empresas, atualmente. Essas aptidões possuem aspectos que norteiam as decisões dos profissionais da área de gestão, em especial a área de Recursos Humanos, na decisão de quem contratar, nos processos de atratividade e seleção afinal, alguém que comunica suas ideias com clareza e assertividade, que demonstra domínio sobre o racional e o emocional e que tem aptidão para liderar merece ser visto e considerado por suas competências. A decisão pelo profissional ideal, aquele que exercita os três elementos, aqui considerados essenciais, é o objeto deste estudo.
Referências
ADAMI, E. (Org.). Gestão de Talentos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
BERVIAN, P. A., CERVO, A. L., SILVA, R. de. Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo : Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 3º ed. Barueri- SP: Manole, 2014. 486 p.
GOLEMAN, D. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GUIMARÃES, T. de C. et al. Empreendedorismo. 2ºed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
MARINHO, C. Como atrair a atenção do mercado. Revista Você S/A, São Paulo, ed.243, 2018.
MENEGON, L. F. (Org.). Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. 118 p.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 536 p.
ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. trad. Daniel M. Miranda – São Paulo : Edipro, 2016
Internet
WACHOWICZ, Marta Cristina. Conflito e Negociações nas empresas. 1ºed. Curitiba: Intersaberes, 2013. 142 p. Disponível em: <http://eniac.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582122723/pages/14>. Acesso em: 13 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________