O TEATRO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS

Autores

  • Bueno Ferreira Beatriz Centro Universitário Eniac
  • Carolina Azevedo de Oliveira Centro Universitário Eniac
  • Luciana Scognamiglio de Oliveira Centro Universitário Eniac
  • Nanci Geroldo Centro Universitário Eniac

Palavras-chave:

teatro, surdos, comunicação

Resumo

Este projeto tem como foco pesquisar as contribuições do teatro para o aprendizado dos alunos surdos, em específico a fluência da Libras (Língua Brasileira de Sinais), cuja origem está baseada “na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.” Comunicar-se com o mundo por meio dos sinais exige muita expressão e emoção, que pode ser estimulada por meio da ludicidade que o teatro proporciona, pois quando nos comunicamos, contamos uma história e a dramatização pode ajudar a melhorar a desenvoltura do surdo. O público alvo deste estudo serão alunos surdos de uma classe de educação bilíngue, multisseriada do 1º ao 5º ano, da escola E.P.G Crispiniano Soares, sendo que estes alunos já sabem a linguagem de sinais do Brasil(Libras).

Biografia do Autor

Luciana Scognamiglio de Oliveira, Centro Universitário Eniac

Nupe - Nucleo de Pesquisa Eniac

Referências

ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A importância do Teatro na formação da criança. http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/629_639.pdf. Acesso em: 12/01/2018

Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em 14/02/2018.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. - São Paulo: Paz e Terra, 2016. in: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em 14/02/2018.

MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia Científica. - São Paulo: Pearson, 2012.

PERLIN, Gladis. Identidades surdas. Porto Alegre: Mediação, 1998.

PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974.

Secretaria de educação de Guarulhos. Proposta curricular. Quadro dos saberes, 2010.

SCHLEMPER, Michelle Duarte da Silva. A importância da literatura Infantil em Libras no Desenvolvimento Infantil. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/3%C2%BA%20Artigo%20de%20Michelle%20Duarte%20da%20Silva%20Schlemper.pdf Acesso em: 24/10/2017

http://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/ppp_qsn.pdf

QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque e BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: um olhar sociocultural construtivista. Universidade de Brasília, 2006. in: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf

Downloads

Publicado

03-02-2019

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA