O TEATRO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS
Palavras-chave:
teatro, surdos, comunicaçãoResumo
Este projeto tem como foco pesquisar as contribuições do teatro para o aprendizado dos alunos surdos, em específico a fluência da Libras (Língua Brasileira de Sinais), cuja origem está baseada “na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.” Comunicar-se com o mundo por meio dos sinais exige muita expressão e emoção, que pode ser estimulada por meio da ludicidade que o teatro proporciona, pois quando nos comunicamos, contamos uma história e a dramatização pode ajudar a melhorar a desenvoltura do surdo. O público alvo deste estudo serão alunos surdos de uma classe de educação bilíngue, multisseriada do 1º ao 5º ano, da escola E.P.G Crispiniano Soares, sendo que estes alunos já sabem a linguagem de sinais do Brasil(Libras).
Referências
ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A importância do Teatro na formação da criança. http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/629_639.pdf. Acesso em: 12/01/2018
Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em 14/02/2018.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. - São Paulo: Paz e Terra, 2016. in: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em 14/02/2018.
MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia Científica. - São Paulo: Pearson, 2012.
PERLIN, Gladis. Identidades surdas. Porto Alegre: Mediação, 1998.
PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974.
Secretaria de educação de Guarulhos. Proposta curricular. Quadro dos saberes, 2010.
SCHLEMPER, Michelle Duarte da Silva. A importância da literatura Infantil em Libras no Desenvolvimento Infantil. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/3%C2%BA%20Artigo%20de%20Michelle%20Duarte%20da%20Silva%20Schlemper.pdf Acesso em: 24/10/2017
http://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/ppp_qsn.pdf
QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque e BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: um olhar sociocultural construtivista. Universidade de Brasília, 2006. in: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________