Metodologias ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente.

Autores

  • Ana Cristina Cristina Vigliar Bondioli Centro Universitário ENIAC
  • Simone Cristina Gonçalves Vianna Centro Universitário ENIAC
  • Maria Helena Veloso Salgado Centro Universitário ENIAC

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Pedagogia, Metodologia Ativa de Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente trabalho descreve um estudo de caso, onde a disciplina Ensino de Ciências e Tecnologia do curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC foi conduzida à luz das metodologias ativas de aprendizagem e por meio de atividades essencialmente práticas. Ao longo do semestre, métodos como sala de aula invertida e aprendizagem aos pares foram aplicados, não apenas no intuito de apresentar o conteúdo proposto pela disciplina, mas também como forma de mostrar métodos alternativos e eficazes que posicionam os alunos como protagonistas de seus respectivos aprendizados. Os alunos mostraram-se engajados e dispostos a utilizar tais metodologias em suas futuras experiências como docentes.


Biografia do Autor

Ana Cristina Cristina Vigliar Bondioli, Centro Universitário ENIAC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo, 2009. Atualmente é coordenadora do Projeto Tartarugas da Ilha e pesquisadora do Instituto Laje Viva. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: tartaruga marinha, conservação, ecologia, conhecimento tradicional e comportamento.

Simone Cristina Gonçalves Vianna, Centro Universitário ENIAC

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1999). Especialista em Redes de Computadores pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo LARC/USP (2003). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2010). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2011). Foi responsável pelo projeto e implantação de laboratórios didáticos especializados em Instituições de Ensino Superior. Foi responsável pela elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso na área de Computação e Informática (Tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnológico em Jogos Digitais, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia da Computação). Atualmente, professora da Fatec-SP, atuante nos cursos presenciais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Automação de Escritórios e Secretariado (AES) e Gestão Empresarial na modalidade EaD. Assessora de Inovação Pedagógica do Colégio e Centro Universitário Eniac.


Maria Helena Veloso Salgado, Centro Universitário ENIAC

Possui graduação em Administração Habilitação em Empresas pela Universidade Brasil (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Brasil (2001). Atualmente é parcial da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI, integral da Faculdade de Tecnologia Eniac FAPI, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda, professora - EDVAC Serviços Educacionais Ltda e integral do Centro Universitário Eniac. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, modelo de gestão, responsabilidade social, inclusão social e google for education.

 

Referências

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Publicado

03-02-2019

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA