AUTOMATIZAÇÃO DE ESTANTE GIRANTE PARA CADEIRANTE

Marcus Valério Rocha Garcia, RICARDO PEDRO ALVES DOMINGOS PEDRO ALVES DOMINGOS

Resumo


Entende-se por acessibilidade toda condição para a utilização, total ou assistida, com segurança, de lugares públicos, privados, equipamentos urbanos, serviços de transporte, entre outros. A acessibilidade significa incluir uma pessoa com alguma deficiência na participação de atividades, como ir à praia, andar pela rua, entre outros. Este artigo tem por principal objetivo facilitar a vida de cadeirantes a partir de uma estante totalmente automática, para que possam pegar ou guardar objetos. Foi criada uma estrutura inspirada no formato da roda gigante, visando a montagem de uma estante automatizada que gira em torno de seu próprio eixo. A estante terá 1600 mm de altura, 740 mm de largura e 540 mm de comprimento e se movimentará a partir do acionamento do botões, que por sua vez será controlado por um micro controlador Arduino, que emitirá comandos para o motor de passo, que movimentará a partir de uma correia dentada, que gira o eixo movimentando as engrenagens inferior e superior, ligadas por uma corrente, fazendo assim, as 8 prateleiras da estante girarem.

Palavras-chave


Automação, Assesibilidade, Arduino

Texto completo:

PDF

Referências


"Uno x Mega” Disponível em . Acesso em 14 de setembro de 2017.

PEREIRA, Sidney. “Motor de passo” Disponível em . Acesso em 14 de setembro de 2017.

VILELLA, Flavia. “IBGE: 6,2% da população têm algum tipo de deficiência’’ Disponível em . Acesso em 15 de setembro de 2017.

“DRIVER” Disponível em < https://www.usinainfo.com.br/drivers-para-motores/modulo-driver-motor-de-passo-easydriver-v44-a3967-2837.html>. Acesso em 10 de outubro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.