Educação e competição: a OBMEP como fator de aprimoramento do ensino da Matemática.

Autores

  • Orlando de Araujo Mestre em Matemática, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Jomar Ferreira Monsores Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e Negócios Virtuais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Palavras-chave:

OBMEP, Olimpíadas, Competições matemáticas, Avaliações em larga escala em Educação.

Resumo

A pesquisa buscou determinar em que medida a avaliação competitiva da OBMEP induz mudanças na prática pedagógica dos professores de Matemática e de que formas essa indução ocorre. Foi utilizado um instrumento de coleta único, aplicado em duas etapas distintas, visando captar diferentes aspectos dessa indução, a partir de fatores considerados altamente preditivos para o sucesso no evento. Na primeira etapa, foram coletadas respostas de 261 professores, de quase todas as unidades da federação, a partir de chamamento em redes sociais e listas de discussão. Na segunda etapa, as mesmas perguntas foram dirigidas a professores de escolas não seletivas com os melhores resultados no estado do Rio de Janeiro, tomando por referência as edições da OBMEP de 2005 a 2013. Em relação aos fatores investigados, os professores da segunda etapa apresentaram respostas mais assertivas, o que se mostrou compatível com a fundamentação teórica. Apesar dos resultados promissores quanto ao impacto da OBMEP, parece haver ainda um longo caminho a percorrer, de modo que se alcance o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade da educação básica em Matemática no Brasil, destacando-se, sobretudo, a necessidade de ampla divulgação de experiências bem-sucedidas em todo país, nas escolas, por meio de materiais didáticos, como vídeos e apostilas, além da maior especialização do corpo docente.

Referências

ALVES, Washington José Santos. O Impacto da Olimpíada de Matemática em Alunos da Escola Pública. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). São Paulo: PUC/SP, 2010.

ARAUJO, Orlando de. A avaliação da OBMEP como indutor de mudanças na prática pedagógica dos professores de matemática. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Profmat. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BLASIS, Eloisa de. Avaliações em larga escala: contribuições para a melhoria da qualidade na educação. Disponível em <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/213>. Acesso 11/1/2015.

BRAGANÇA, Bruno. Olimpíada de Matemática para a Matemática Avançar. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.

CALAZANS, Marcos Vinicius Fernandes. Proposta para Implantação do Centro Preparatório para Olimpíadas de Matemática. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Profmat. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2014.

CONCEIÇÃO, Cristiane Ribeiro. As Olimpíadas Brasileiras de Matemática nas Escolas Públicas e suas Possíveis Contribuições para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). São Gonçalo: UERJ/FFP, 2014.

ESTEVES, Bernardo. Depois da Medalha. Revista Piauí, edição especial, p. 38, agosto de 2014.

IMPA. Como montar um projeto de Olimpíada de Matemática na sua escola. Disponível em <http://www.obm.org.br/opencms/docs/projeto_olimpiadas_na_escola.pdf>. Acesso 30/9/2014.

KENDEROV, Petar Stoyanov. Competition and Mathematics education. In: Proceeding for the International Congress of Mathematicians. Zürich: European Mathematical Society, 2007, pp. 1583-1598.

KEUNG, Siu Man. The Good, the Bad and the Pleasure (not Pressure!) of Mathematics Competitions. Disponível em <http://hkumath.hku.hk/~mks/MathematicsCompetitions_MKSiu_2012.pdf>. Acesso 10/8/2014.

MACIEL, Marcos Vinicius Milan; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): as Origens de um Projeto de Qualificação do Ensino de Matemática na Educação Básica. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí: EGEM, 2009.

NASCIMENTO, Márcio Goes do; Oeiras, Janne Y.Y.. Atividades para competições escolares de matemática no ambiente Moodle. Anais do XXVIII Congresso da SBC. Belém: SBC, 2008.

OBMEP. Portal da OBMEP. Disponível em <http://www.obmep.org.br>. Acesso 25/8/2014.

OECD. Programme for International Student Assessment (PISA) Results from PISA 2012. Disponível em <http://www.oecd.org/brazil/PISA-2012-results-brazil.pdf>. Acesso 15/8/2014.

PAVANELLO, Regina Maria, NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Avaliação em Matemática: algumas Considerações. In: Revista Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.

PINHEIRO, Josaine de Moura. Estudantes Forjados nas Arcadas do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA): "Novos Talentos" da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Tese (Doutorado em Educação). São Leopoldo: Unisinos, 2014.

SANTOS, Gilberto Lacerda, ABREU, Pedro Henrique de. Avaliação de Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): Explicitação de Condições de Sucesso em Escolas Bem Sucedidas. In: Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas (OBMEP). Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011.

SUDBRACK, Edite Maria, COCCO, Eliane Maria. Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas e Avaliação em Larga Escala: Contribuições à Qualidade Educativa. Disponível em <http://www.uniamerica.br/site/revista/index.php/pleiade/article/viewFile/193/169>. Acesso 31/8/2014.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-07-2017

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA