Estudo da Interferência de Nanotubos de Carbono no Regime de Operação de Transistores MOSFET

Autores

Palavras-chave:

MOSFET, CNFET, FETToy, Simulação MATLAB

Resumo

Os transistores são componentes eletrônicos que possuem uma ampla área de aplicação, como TI, automotiva, industrial, aeronáutica entre outros. Porém, a sua fabricação em escala nanométrica está chegando ao seu limite físico, com isso, limitando o avanço de novos produtos e componentes com melhores desempenhos. O objetivo deste trabalho é analisar as propriedades dos transistores MOSFET tradicionais e dos CNFETs (transistores compostos por nanotubos de carbono), comparando-os com diferentes espessuras de óxido de porta, juntamente com dois tipos de materiais isolantes distintos, o dióxido de silício e o dióxido de háfnio. Para análise de todos os parâmetros referentes a ambos os transistores e caracterização das dimensões dos nanotubos de carbono, foi verificada por meio de pesquisas bibliográficas as formas de modelagem dos componentes citados. Para o desenvolvimento dos cálculos foram utilizados dois programas distintos, o ENIMOS desenvolvido em C# utilizando a plataforma de desenvolvimento Visual Studio da Microsoft, e o FETToy desenvolvido na plataforma MATLAB por alunos das universidades de Purdue University, University of Florida, University of Illinois, Southern Illinois University e IBM. Em posse de tais ferramentas, foi possível notar que, embora os transistores tradicionais tenham maiores valores de corrente quando utilizado o dióxido de háfnio em comparação com o dióxido de silício, os transistores CNFET possuem maior velocidade de saturação principalmente por conta das propriedades provenientes dos nanotubos de carbono. Isto permite com que este transistor apresente um desempenho melhor que os tradicionais.

Biografia do Autor

Thiago Alexandre Alves de Assumpção, Centro Universitário ENIAC

Doutor em Ciências na área de Microeletrônica pela Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, Professor Titular e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa - NUPE no Centro Universitário ENIAC.

Referências

LIU, G. et. al. Graphene Based Non-Boolean Logic Circuits. California, 2013. Department of Electrical Engineering, University of California.

INTEL Corporation. Intel’s 22 Nanometer Technology Moves the Transistor into the 3rd Dimension. Santa Clara, CA. 2013.

FONSECA, A. F. Minicurso: Introdução às propriedades físicas e estruturais do grafeno e dos nanotubos de carbono. Departamento de Física – UFF. 2011.

PADILHA, J. E. Vacâncias em nanotubos de carbono: Propriedades Eletrônicas, Estruturais e de Transporte. São Paulo, 2008. Instituto de Física, Universidade de São Paulo.

INTEL Corporation. 14nm Process Technology: Opening New Horizon. 2014.

MARTINO, J. A.; PAVANELLA, M. A.; VERDONCK, P. B. Caracterização Elétrica de Tecnologia e Dispositivos MOS. São Paulo: Thomson, 2003.

WART, J. W. Capacitor M.O.S (Metal – Óxido – Semicondutor). Unicamp.

HU, C. Capacitor MOS. Berkeley Electrical Engineering and Computer Sciences. 2009.

BARIATTO, M. Transistores nMOS: Curvas Características. Material didático do Curso superior de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos – MPCE, Disciplina: Dispositivos Semicondutores II. Faculdade de tecnologia de São Paulo – FATEC. Disponível em: <http://www.lsi.usp.br/~bariatto/fatec/ds2/>. Acesso em 20 de março de 2017

RAZAVI, B. Fundamentals of Microelectronics: Chapter 6 – Physics of MOS transistors. 2. ed. Wiley, 2013. In: Fundamentals of Microelectronics Lecture. Prof. Murat Torlak. Disponível em: <https://www.utdallas.edu/~torlak/courses/ee3311/lectures/ch06updated.pdf>. Acesso em 30 de março de 2017.

SEDRA, A. S.. Microeletrônica. Pearson, 5. ed. 2007.

SALEH, R. Lecture 6: Leakage and low power design. Dept. of ECE. University of British Columbia, 2009.

HIEN, D. S. Modeling of Carbon Nanotube Field Effect transistors. HCM City University of Natural Sciences. 2011.

RAHMAN, A. et. al. FETToy. Disponível em: <https://nanohub.org/resources/fettoy/>. Acesso em 15 de maio de 2017.

Downloads

Publicado

27-07-2017

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA