ESTUDO DA VIABILIDADE DA ADIÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO GERADO POR ELETRÓLISE DA ÁGUA EM UM MOTOR DOIS TEMPOS À GASOLINA

Autores

Palavras-chave:

Motor de combustão interna, gasolina, hidrogênio, célula eletrolítica

Resumo

As empresas visando menor impacto ao meio ambiente, buscam incessantemente por alternativas para utilizar como fonte de energia sustentável. Neste contexto, abordamos a possibilidade da utilização do hidrogênio como um combustível auxiliar da gasolina. Neste trabalho utilizamos como instrumento um motor dois tempos (2T) de combustão interna, para análise entre a gasolina, e misturada com hidrogênio, considerando os seguintes aspectos: consumo, potência e eficiência, coletando tabelas e figuras. Para tanto, conceitos teóricos relevantes referentes ao assunto foram utilizados, assim como, análise de testes em laboratórios. Foi construída uma célula eletrolítica para a geração do hidrogênio, para assim aplicar as mesmas condições de funcionamento para testes no motor, comparando a gasolina, e a mistura deles. A quantificação e qualificação dos resultados encontrados foram analisados para um determinado número de testes estabelecidos para cada uma das condições de funcionamento, apontando a viabilidade da utilização do hidrogênio.

Biografia do Autor

Anselmo Rodrigues, Centro Universitário Campos de Andrade

Professor Doutor nos cursos de Engenharia

Flávio Garcia da Costa, Centro Universitário ENIAC

Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica

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Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA