PROJETO DE DISPOSITIVO DE FUNDIÇÃO DIDÁTICA PARA VAZAMENTO EM MOLDE

Autores

  • Bruno Cardoso Portes Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT).
  • Murilo Bispo Vieira Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT).
  • Fábio Rubio
  • Daniel de Oliveira
  • Antonio José do Couto Pitta
  • Paulo Cesar da Silva Emanuel

Resumo

Mesmo sendo um dos principais processos de fabricação existentes, a fundição não seguiu com veemência a crescente onde de automação de processos, permanecendo como meio de produção manual, desgastante e perigoso. Visando isso, o projeto tem como objetivo desenvolver um projeto de dispositivo que automatize o processo de fundição. O projeto consiste no desenvolvimento dos desenhos e simulação da estrutura final via software Autodesk Inventor®, junto com a programação em CLP e sua simulação por meio do controle de dois eixos do robô.

 

Biografia do Autor

Bruno Cardoso Portes, Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT).

Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT).

Murilo Bispo Vieira, Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT).

Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT).

Fábio Rubio

Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC),Tecnólogo em processo de fabricação pelo Centro Universitário de Santo André (UNIA).

Daniel de Oliveira

Doutor e Mestre em História da Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Bacharel e Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Antonio José do Couto Pitta

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Docência no Cenário do Ensino para a Compreensão pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Paulo Cesar da Silva Emanuel

Doutor em Engenharia Biomédica, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre em Engenharia Biomédica pela (UMC), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Engenharia Elétrica (UMC).

Downloads

Publicado

16-12-2016

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA