Reciclagem e meio ambiente: Pré requisito para a sustentabilidade

Autores

  • Claret Barbosa ENIAC
  • Edna Messias ENIAC
  • Mônica Maria Martins de Souza

Palavras-chave:

reciclagem, produção, tecnologia.

Resumo

Reciclagem e Sustentabilidade é um dos temas que circula nos quatro cantos do mundo a sustentabilidade do planeta, a sua manutenção depende do comportamento humano dentro das suas possibilidades de considerar as suas ações éticas universais. As pessoas precisam adotar mudanças no cotidiano, evitando desperdícios, descartes irresponsáveis e exageros desnecessários. Destacando a importância da adoção destas e de outras condutas, lance um olhar nas cidades e verifique como administram a sua relação com o meio ambiente. As "metas do milênio", estimulam às nações, as empresas e as pessoas, a adotarem condutas mais adequadas, oferecendo maior qualidade de vida ao planeta e consequentemente às pessoas que Nele vivem garantindo assim condições de vida para a população futura. Os aterros sanitários demonstram a destruição e degradação consequente do ato impensado da população sobre o destino dos resíduos do consumo. A pesquisa de campo em visita ao "Aterro Sanitário Bandeirantes" – forneceu importante informação sobre a produção de gás no aterro, atualmente em operação em São Paulo é uma referência de sucesso em sustentabilidade. A observação in loco constatou que a Sustentabilidade e a Reciclagem são lições de cidadania e que  tais temas podem ser tratados como oportunidades de negócios.

Referências

ALONSO, R. S; BARBOSA, P. M. M; VIANA, F. E. C. Aprendendo Ecologia através de Cartilhas. BH MG: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária da UFMG, 2002.

BEZERRA, I. A., COSTA, M. F. Meio ambiente: uma proposta para a educação. Vitória: Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente (Seama), 1992.

CAMARGO, J. A. Juquinha e o lixo da História. São Paulo. SP: Núcleo Regional de Educação Ambiental do Alto Mogi, 2000.

Departamento de Desenvolvimento da Tetra Pack Ltda; Meio Ambiente e Cidadania. São Paulo, SP: Editora Contadino, 2005.

ARACRUZ CELULOSE, Cuidando do Planeta. Programa de Educação Ambiental, 2006.

CARVALHO, D. A. SOSSAI, J. A. SIMÕES, M. P. C. Avaliação de Textos Utilizados por Professores de Primeiro Grau como Apoio para Atividades de Educação Ambiental. Revista Brasileira Estadual Pedagógica. Brasília Vol.78. n.188/189/189,p124-156, jan/dez 1997.

GUERRA, R. A. T; GUSMÃO, C. R. C. A produção de material paradidático implementação da educação ambiental em escolsa públicas. João Pessoa, PB: Editora da UFPA, 2004.

Governo do Pernambuco. Fazendo Educação Ambiental. Recife, Publicações CPRH, 1999.

Governo do Estado de Pernambuco. Joca Descobre o Lixo. Recife, Pe Publica CPRH, 2000.

Instituto Desenvolve Sustentável e Energias Renováveis. Lixo é Cidadania. Fortaleza, 2006.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Pesquisa, n.118:189, 3/2003.

NIELSEN, K. 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a terra. São Paulo, 1989.

NOGUEIRA, S. "Eu não sou uma sacola plástica". In: http://www.sidneyrezen de.com/sec_news_view.php?id=3339. Acesso: 12/11/2007.

Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental. Guia Pedagógico do Lixo. Coord: Oliveira J. São Paulo: revista – 2003.

TEODORICO, M. Aprendendo e Ensinando a Administrar o Lixo. Laboratório de Brinquedos e Jogos. Site: http://www.lixo.com.br/ Acessado em 05/01/2008.

Autoestima Trad: The servant ISBN 978-85-7542-467-4. 2. Liderança Aspectos morais e éticos. Título. II. Série

Downloads

Publicado

01-12-2010

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA