Análise da participação do colégio ENIAC em competições internacionais de robótica

Autores

  • Michelle Martins ENIAC
  • José Antonio Dias de Carvalho

Palavras-chave:

robótica, educação, aprendizado

Resumo

O objetivo do artigo é mostrar como a robótica educacional pode tornar o aprendizado de alunos do ensino médio mais significativo com a utilização de kits de montagem. Serão apresentados os equipamentos utilizados, o desafio proposto e a participação da equipe de robótica do Colégio ENIAC no campeonato mundial realizado pela empresa VEX Robotics. Através do histórico e planejamento das atividades exercidas pelos alunos é possível descrever quais problemas podem ser minimizados e quais benefícios são alcançados ao inserir nas instituições de ensino a robótica com fins educacionais.

Biografia do Autor

Michelle Martins, ENIAC

Estagiária líder da equipe de robótica, pelo Colégio ENIAC (ENIAC); Estudante de Tecnologia Mecatrônica Industrial, pela Faculdade (ENIAC) Guarulhos/SP.

José Antonio Dias de Carvalho

Professor e Coordenador da Faculdade ENIAC; Engenheiro Eletricista pela EFEI; Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA; Doutorando em Engenharia Mecatrônica pelo ITA

Referências

Vex Inventor’s Guide. Disponível em <http://www.vexforum.com/wiki/indexphp/Inventor%27s_Guide>. Acesso: Setembro 2010.

Carvalho, José Antônio Dias de; Grechi, Roberto. Metodologias de Ensino em Robótica Industrial e proposta de aprendizagem vivencial. XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, setembro de 2008, São Paulo, Brasil.

HISTÓRICO da Robótica. Disponível em<http://www.colegiosale.com.br/robotica/historico.html>. Acesso em: Setembro 2010.

Round Up Challenge Description. Disponível em <http://www.vexforum.com/wiki/index.php/Round_Up>. Acesso em: Setembro 2010.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA