Retenção de jovens talentos nas empresas modernas - quem são esses profissionais e o que os motiva a permanecer nas organizações

Autores/as

  • Vânia de Souza Nascimento UNICID
  • Erika Santos UNICID
  • Maria Aparecida Campos UNICID/ENIAC

Palabras clave:

estratégia, realização profissional, liderança

Resumen

Acompanhando a evolução do mercado, as empresas estão buscando a melhor maneira de investir nas pessoas, especialmente nos jovens talentos, encontrando dificuldades na atração e retenção desse novo perfil denominado Geração Y, por possuírem valores e atitudes muito diferentes das gerações anteriores. A finalidade deste estudo é conhecer estes valores para o alinhamento de interesses mútuos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionário com dez estratégias para serem classificadas em ordem de importância para satisfação e realização pessoal e profissional com 31 jovens. O resultado encontrado aponta o ambiente favorável, a remuneração, a liderança democrática e a autonomia como os fatores mais valorizados por esta geração.

Biografía del autor/a

Vânia de Souza Nascimento, UNICID

Formada em Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário Santanna (UniSant’anna), São Paulo, SP. Especialização em curso na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), em Gestão Estratégica de Pessoas para Alta Performance.

Erika Santos, UNICID

Formada em Administração Geral, com certificação em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Flamingo, São Paulo/SP. Especialização em curso na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), em Gestão Estratégica de Pessoas para Alta Performance

Maria Aparecida Campos, UNICID/ENIAC

Docente em Psicologia e Gestão de Pessoas, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e pela Faculdade Eniac (ENIAC), Guarulhos/SP para cursos de graduação, tecnologia e pós graduação. Mestre em Psicologia Social, especialista em recursos humanos na gestão de negócios e graduada em psicologia

Citas

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VIANA, Fernando. Os novos tempos: a convivência das gerações X e Y nas empresas, 2008. Disponível em: http://www.infonet.com.br/fernandoviana/ler.asp?id73931&titulo Fernando Viana. Acesso: 27 de junho de 2010.

Publicado

2010-12-31